Prospecção bibliométrica sobre tecnologia assistiva para crianças com paralisia cerebral
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v14i10.3104Palavras-chave:
Mobilidade, Deficiência, Informação e Tecnologia, Informação em SaúdeResumo
Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre recursos de Tecnologia Assistiva para ampliar a capacidade funcional ou auxiliar na reabilitação motora da criança com Paralisia Cerebral. O Censo do IBGE de 2010 indicou que, aproximadamente, ¼ da população brasileira é constituída por pessoas com deficiência, representando o público-alvo demandante dessas tecnologias. No entanto, trata-se de uma área de conhecimento ainda de pouca difusão no Brasil necessitando de incentivo à pesquisa e desenvolvimento. O objetivo foi realizar uma prospecção bibliométrica sobre tais recursos voltados para a deficiência motora. A pesquisa bibliométrica envolveu a busca, seleção, mapeamento e avaliação de artigos que abordam o tema da Tecnologia Assistiva relacionada à deficiência, disfunção e reabilitação motoras. Adotou-se, como metodologia, uma abordagem mista, com pesquisa exploratória e descritiva. Os resultados mostraram a crescente evolução do número de publicações sobre o tema, as áreas de conhecimento que manifestaram interesse nessas discussões, dentre as quais, o destaque para a área de Reabilitação, os países com maior produtividade, a exemplo da liderança dos Estados Unidos, Itália e Brasil, bem como os autores e os periódicos que mais se destacaram na produção científica relacionada ao tema. Conclui-se que as bases teóricas apresentadas e as evidências observadas durante o estudo concordam que o uso de recursos de Tecnologia Assistiva é relevante no processo de reabilitação motora. Espera-se que este estudo possa contribuir para fundamentar estratégias e intervenções no processo de reabilitação e para o desenvolvimento de futuras pesquisas que visem a possibilidade de novas descobertas.
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