Comunicação Não-violenta: assertividade no discurso e sua importância nas organizações
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v13i1.1265Palavras-chave:
Comunicação Não-violenta, Assertividade, Comunicação empresarial, Violência verbal.Resumo
Este estudo apresenta a Comunicação Não-violenta e a assertividade como ferramentas para melhorar os processos de comunicação e garantir um ambiente de trabalho saudável. O principal objetivo foi avaliar se as falhas na comunicação prejudicam, emocionalmente, os profissionais e se o uso de uma abordagem mais amigável pode reduzir as situações de violência verbal vivenciadas dentro das empresas; bem como determinar se existe essa preocupação, por parte das empresas, em incentivar a CNV e assertividade para melhorar os processos comunicacionais. Foi utilizado o método quantitativo para coletar informações e opiniões sobre a frequência dessa problemática no meio corporativo, sobre a iniciativa das organizações em incentivar o desenvolvimento dessas habilidades e verificar a familiaridade dos respondentes com a CNV. Os resultados obtidos permitiram comprovar que a maioria dos afetados pela violência verbal é o público feminino e mesmo enfrentando esse problema um alto percentual de entrevistados se sentem satisfeitos com a comunicação de suas empresas e consideram-se inseridos num ambiente salutar. Conclui-se que o reconhecimento do método da CNV pode impactar significativamente no convívio social, consequentemente na redução do número de violência e conflitos, uma vez que haja uma iniciativa por parte das pessoas da utilização desse método.
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