Os 4 P’s do marketing: uma análise em uma empresa familiar do ramo de serviços do norte do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v14i9.2854Palavras-chave:
Marketing, Mix de Marketing, Satisfação do Cliente, ServiçosResumo
A satisfação do cliente destaca-se como ferramenta fundamental e indispensável para o sucesso dos negócios e o bom relacionamento entre empresa e consumidor. Diante disso, este estudo tem como finalidade verificar o grau de satisfação e de importância dos clientes, relacionado às práticas do Mix de Marketing de uma empresa do ramo de serviços no norte do RS. O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa aplicada de caráter exploratório-descritivo e abordagem quali-quantitativa. Sendo assim, utilizou-se de técnica de coleta de dados a entrevista não estruturada com os proprietários a fim de obter informações que auxiliassem no diagnóstico da organização e com os clientes a pesquisa foi desenvolvida por meio do uso da técnica de questionário utilizando-se uma escala do tipo Likert. A amostragem utilizada foi não-probabilística por conveniência composta por 100 respondentes no período de 15 de setembro a 14 de outubro de 2011. Os resultados apontaram que a empresa possui um conceito de satisfação excelente em quase todas as ferramentas do composto de marketing propostas, devendo apenas modificar alguns itens, tais como, maior divulgação dos seus foto-produtos, adaptação dos meios de comunicação com os clientes buscando a qualidade total de seus produtos e serviços entre outros.
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