A FORMAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO – UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA JÚNIOR

Autores

  • Thays Ferreira Lima Universidade Estadual de Maringá
  • Aline Cantarotti Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v1i2.17

Palavras-chave:

Secretariado, Empresa Júnior, Currículo, Teoria-prática

Resumo

As empresas juniores existem para estreitar a distância entre mercado de trabalho e ambiente acadêmico, proporcionando aos estudantes a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos durante seu curso, com o intuito de auxiliar no aprendizado e capacitar esses estudantes para serem profissionais mais completos e preparados para integrar um meio corporativo. Porém, os conhecimentos teóricos oferecidos nas disciplinas durante a graduação nem sempre são suficientes para capacitar os estudantes quanto ao desenvolvimento das atividades da empresa. Assim, este trabalho tem seu conteúdo baseado em outras pesquisas, argumentos teóricos e vivências adquiridas durante o curso de Secretariado Executivo Trilíngue, focando o estudo das competências requeridas dos membros para o desenvolvimento de suas atividades em uma empresa júnior do curso de Secretariado Executivo Trilíngue de uma universidade paranaense. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir do procedimento de abordagem qualitativa, utilizando um estudo de caso. Através da observação participante, coletaram-se os dados da empresa. Com a análise do currículo atual do curso oferecido pela universidade analisada e sua comparação com os de outras universidades conceituadas que oferecem esse mesmo curso e, considerando o referencial teórico adotado, identificaram-se algumas disciplinas de conteúdo teórico relevante que não estão presentes neste currículo e, com isso, sugeriu-se alguns cursos de treinamentos para suprir as lacunas curriculares existentes. Este trabalho amplia as informações oferecidas aos estudantes de Secretariado Executivo Trilíngue, contribuindo para a evolução dos estudos em ambientes organizacionais pouco pesquisados, como é o caso das Empresas Juniores. PALAVRAS - CHAVES: secretariado; empresa júnior; currículo; teoria-prática.

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Biografia do Autor

Thays Ferreira Lima, Universidade Estadual de Maringá

Acadêmica do Curso de Secretariado Executivo Trilingue da Universidade Estadual de Maringá/Pr e membro da Empresa Junior Conset. Este trabalho faz parte do requisito para conclusão do curso em forma de relatório final de estágio supervisionado.

Aline Cantarotti, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá/Pr. Atua na graduação em Letras em Língua Estrangeira e na graduação em Secretariado Executivo nas disciplinas específicas. Licenciada em Letras e Bacharel em Secretariado Executivo Trilingue pela mesma universidade e mestre em estudos da linguagem – língua estrangeira pela Universidade Estadual de Londrina/Pr.

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Publicado

2010-12-02

Como Citar

Lima, T. F., & Cantarotti, A. (2010). A FORMAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO – UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA JÚNIOR. Revista De Gestão E Secretariado, 1(2), 93–121. https://doi.org/10.7769/gesec.v1i2.17

Edição

Seção

Artigos