Avaliação da autoeficácia em acadêmicos de psicologia
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v15i4.3691Palavras-chave:
Autoeficácia, Avaliação Psicológica, Estudantes Universitários, PsicologiaResumo
Este estudo teve como objetivo avaliar o repertório de autoeficácia em acadêmicos do ensino superior do curso de psicologia de uma faculdade do Norte do Estado do Rio Grande do Sul. A amostra foi composta por 226 estudantes, com média de idade 23,6 anos (DP= 7,62). Possui delineamento quantitativo transversal. Foram aplicados a Ficha sociodemográfica, a Escala de Autoeficácia Geral e a Escala de Autoeficácia na Formação Superior. Da amostra, 83% (n=190) eram solteiros, 62,4% (n= 143) moravam com os pais e 62,9% (n=144) trabalhavam. Na EAG, 52,2% (n=118) apresentaram autoeficácia geral baixa; 7,5% (n=17) média e 40,3% (n=91) alta. Nos fatores do EAFS, identificou-se elevada autoeficácia na gestão acadêmica, demonstrando boa capacidade no empenho frente às atividades, na motivação para fazê-las, no cumprimento dos prazos e planejamento das tarefas. Menores médias na Autoeficácia às ações proativas apontaram dificuldades em sugerir melhorias, participar de atividades extracurriculares, manter-se atualizado e buscar auxílio dos professores. É fundamental identificar as áreas deficitárias e planejar intervenções voltadas ao desempenho acadêmico e profissional. Como limitação, a amostra originou-se de uma única região do Brasil e sugere-se novos estudos em diferentes regiões do país, a fim de comparar e confirmar resultados.
Downloads
Referências
Andrade, A. S., Antunes, N. A., Zanoto, P.A., Tiraboschi, G. A., Viana, P. V. B. A., & Curilla, R. T. (2016). Vivências acadêmicas e sofrimento psíquico de estudantes de psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão, 36 (4), 831-846. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414- 98932016000400831&script=sci_ abstract&tlng=pt> DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703004142015
Azzi, R. G & Polydoro, S. A. J. (2006). Autoeficácia Proposta por Albert Bandura. In: R.G. Azzi, & S. A. J. Polydoro. Autoeficácia em Diferentes Contextos (pp. 09-23), São Paulo: Editora Alínea.
Bandura, A. (1997). Self-Efficacy: The Exercise of Control. New York: FreemanBandura, A. (1999). Ejercicio de la eficacia personal y colectiva en sociedades cambiantes. In: A. Bandura (Ed.). Autoeficacia: Cómo afrontamos los cambios de la sociedad actual (pp. 19-54). Bilbao: Desclée de Brower.
Bandura, A., Azzi, R. G., & Polydoro, S. A. J. (2008). Teoria social e autoeficácia cognitiva: uma visão geral (pp. 109). Porto Alegre: Artmed.
Bandura, A. (2008). A teoria social cognitiva na perspectiva da agência In A. Bandura; R. G. Azzi, & S. Polydoro. Teoria social e auto-eficácia cognitiva: uma visão geral (pp. 109). Porto Alegre: Artmed.
Charris, N. E. N; Bilbao, O. E. R.; Salinas, J. A. C.; Diaz, C. H. R. & Zapata, A. C. D. (2017) Permanencia y deserción versus autoeficacia de estudiantes universitarios: un desafío de la calidad educativa. Revista Lasallista De Investigación. 14(1), 198-206. http://www.doi.org/10.22507/rli.v14n1a17. DOI: https://doi.org/10.22507/rli.v14n1a17
De Paula, P. D & Piergiovanni. (2018). Estudio descriptivo de la autoeficacia y las estrategias de afrontamento al estrés. Revista Mexicana de Investigación Educativa 23 (77), 413-432.
Domínguez-Lara, S., & Sánchez-Carreño, K. (2017). Uso de estrategias cognitivas de regulación emocional ante la desaprobación de un examen: el rol de la autoeficacia académica en estudiantes universitarios. Psychologia, 11(2), 99-112. http://www.doi.org/10.21500/19002386.2716 DOI: https://doi.org/10.21500/19002386.2716
Gutiérrez-García, A. G & Landeros-Velázquez, M. G. (2018). Autoeficacia académica y ansiedad, como incidente crítico, en mujeres y hombres universitários. Revista Costarricense de Psicología, 37 (1), 1-25. http://www.doi.org/10.22544/rcps.v37i01.01 DOI: https://doi.org/10.22544/rcps.v37i01.01
Khan, M. (2013). Academic Self-Efficacy, Coping, and Academic Performance in College. International Journal of Undergraduate Research and Creative Activities, 5 (4). http://dx.doi.org/10.7710/2168-0620.1006 DOI: https://doi.org/10.7710/2168-0620.1006
Lent, R., & Brown, S. D. (2006). On conceptualizing and assessing social cognitive constructs in career research: A measurement guide. Journal of Career Assessment, 14(1), 12-35. http://dx.doi.org/10.1177/1069072705281364 DOI: https://doi.org/10.1177/1069072705281364
Martins, R. M. M. & Santos, A. A. A. (2018). Estratégias de aprendizagem e autoeficácia acadêmica em universitários ingressantes: estudo correlacional. Psicologia Escolar e Educacional, 23, e176346. https://doi.org/10.1590/2175-35392019016346 DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392019016346
Monteiro, M. C. & Soares, A. B. (2023) Adaptação Acadêmica em Universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, 43 (e244065), 1-13. https://doi.org/10.1590/1982-3703003244065 DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703003244065
Morin-Huapaya, J. C., Yupanqui-Lorenzo, D. E., Cómina-Tamayo, M. J., Acosta-Porzoliz, R. P. E., & Quispilaya-Capcha, K. L. (2023). Role of Procrastination as a Mediator of Self-Efficacy and Emotional State in Academic Situations. Paidéia (Ribeirão Preto), 33, e3340. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3340 DOI: https://doi.org/10.1590/1982-4327e3340
Oliveira, V. P., Maciel, L. F. P., Iaochite, R. T., Salles, W. N., Nascimento, J. V., & Folle, A. (2020). Autoeficácia no Ensino Superior e Satisfação com as Experiências Acadêmicas: Percepções de Estudantes de Educação Física. Movimento, 26 26, e26087. https://doi.org/10.22456/1982-8918.101307 DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.101307
Ourique, L. R., & Teixeira, M. A. P. (2012). Autoeficácia e personalidade no planejamento de carreira de universitários. Psico-USF, 17(2), 311-321. https://doi.org/10.1590/S1413-82712012000200015 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-82712012000200015
Pacico, J. C., Ferraz, S. B., & Hutz, C. (2014). Autoeficácia - Yes we Can! In C. S. Hutz (Ed.), Avaliação em Psicologia Positiva (pp. 111-119). Artmed.
Pajares, F. & Oláz, F. (2006). Teoria social cognitiva e Autoeficácia: uma visão geral. In R.G. Azzi, & S. A. J. Polydoro (Orgs). Autoeficácia em Diferentes Contextos (pp. 97-114). São Paulo, Editora Alínea.
Piergiovanni, L. F., & Depaula, P. D. (2018). Autoeficácia y estilos de afrontamiento al estrés en estudiantes universitarios. Ciencias Psicológicas, 12(1), 17 - 23. https://doi.org/10.22235/cp.v12i1.1591 DOI: https://doi.org/10.22235/cp.v12i1.1591
Polydoro, S. A. J., & Guerreiro-Casanova, D. C. (2010) Escala de autoeficácia na formação superior: construção e estudo de validação Avaliação Psicológica, 9(2), 267-278.
Santos, A. A. A., Zanon, C., & Ilha, V. D. (2019). Autoeficácia na formação superior: seu papel preditivo na satisfação com a experiência acadêmica. Estudos de Psicologia (Campinas), 36, e160077. https://doi.org/10.1590/1982-0275201936e160077 DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275201936e160077
Santos, M. A., Bartholomeu, D., & Montiel, J. M. (2017). Relações interpessoais no ciclo vital: conceitos e contextos. São Paulo: Vetor.
Teixeira, M. O., & Costa, C. J. (2017). Carreira e bem – estar subjetivos no ensino superior: Determinantes pessoais e situacionais. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 18(1), 19-29. http://.dx.doi.or./10.26707/1984-7270/2017v18n1p19 DOI: https://doi.org/10.26707/1984-7270/2017v18n1p19
Zimmerman, B. J., & Bandura, A. (1994). Impact of self-regulatory influences on writing course attainment. American Educational Research Journal, 31(4), 845-862. DOI: https://doi.org/10.3102/00028312031004845
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
• 1. The author(s) authorize the publication of the article in the journal.
• 2. The author(s) ensure that the contribution is original and unpublished and is not being evaluated in other journal(s).
• 3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts expressed in the texts because they are the sole responsibility of the author(s).
• 4. The publishers reserve the right to make adjustments and textual adaptation to the norms of APA.
• 5. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
• 6. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access) at http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html