Avaliação da autoeficácia em acadêmicos de psicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v15i4.3691

Palavras-chave:

Autoeficácia, Avaliação Psicológica, Estudantes Universitários, Psicologia

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar o repertório de autoeficácia em acadêmicos do ensino superior do curso de psicologia de uma faculdade do Norte do Estado do Rio Grande do Sul. A amostra foi composta por 226 estudantes, com média de idade 23,6 anos (DP= 7,62). Possui delineamento quantitativo transversal. Foram aplicados a Ficha sociodemográfica, a Escala de Autoeficácia Geral e a Escala de Autoeficácia na Formação Superior. Da amostra, 83% (n=190) eram solteiros, 62,4% (n= 143) moravam com os pais e  62,9% (n=144) trabalhavam. Na EAG, 52,2% (n=118) apresentaram autoeficácia geral baixa; 7,5% (n=17) média e 40,3% (n=91) alta. Nos fatores do EAFS,  identificou-se elevada autoeficácia na gestão acadêmica, demonstrando boa capacidade no empenho frente às atividades, na motivação para fazê-las, no cumprimento dos prazos e planejamento das tarefas. Menores médias na Autoeficácia às ações proativas apontaram dificuldades em sugerir melhorias, participar de atividades extracurriculares, manter-se atualizado e buscar auxílio dos professores. É fundamental identificar as áreas deficitárias e planejar intervenções voltadas ao desempenho acadêmico e profissional. Como limitação, a amostra originou-se de uma única região do Brasil e sugere-se novos estudos em diferentes regiões do país, a fim de comparar e confirmar resultados.

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Publicado

2024-04-08

Como Citar

Gonçalves, M., Seibt, C., Reis, S., Westphalen, R. B., Vieira, A. R., Costa, C. L., Paloski, L. H., Oliveira, C. R. de, & Wagner, M. F. (2024). Avaliação da autoeficácia em acadêmicos de psicologia. Revista De Gestão E Secretariado, 15(4), e3691. https://doi.org/10.7769/gesec.v15i4.3691