Análise de desperdício no processo de acoplagem de folhas de papel em uma empresa do ramo gráfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v15i4.3647

Palavras-chave:

Gestão da Qualidade, Ferramentas da Qualidade, Ciclo PDCA, Indústria Gráfica, Desperdício

Resumo

No mercado gráfico para manter a competitividade e a excelência entre seus concorrentes, as organizações buscam melhorar cada vez mais o desempenho de seus produtos e processos. Diante dessa perspectiva, a melhoria na qualidade é imprescindível quando se busca reduzir desperdícios e eliminar causas de falhas, garantindo a boa performance dos recursos disponíveis e a viabilidade econômica do negócio. O presente estudo teve como objetivo analisar os defeitos que causam desperdícios no processo de acoplagem, na fabricação de embalagens em papel, através da utilização do método de resolução de problemas e da aplicação das ferramentas da qualidade. Para o desenvolvimento do estudo, primeiramente, foram levantados os dados iniciais referentes ao desperdício no processo e organizados de forma que facilitassem a análise do problema. Utilizou-se o gráfico de Pareto para identificar os problemas com os maiores índices de perdas, podendo assim priorizar o direcionamento das ações corretivas. Uma reunião de brainstorm com os responsáveis do setor de acoplagem foi realiza, com o intuito de discutir as causas do alto índice de desperdícios no processo e delimitar as ações necessárias para buscar a diminuição das não conformidades, foram padronizadas as instruções de trabalho e treinamentos com os colaboradores. Os resultados apresentados foram satisfatórios, pois houve melhorias na prática do processo de acoplagem, com a redução no número de não conformidades, devoluções e no índice de desperdícios, possibilitando futuramente um aumento da lucratividade..

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Baer, Lorenzo. Produção Gráfica. 6 ª edição. São Paulo: Editora Senac, 2005.

BRACELPA. Conjuntura. v. 793, n. 1, p. 1–5, 2014.

Campos, Vicente Falconi. TQC: controle da qualidade total (no estilo japonês). 9. ed. Nova Lima, MG: Falconi, 2014. 286 p.

De Almeida, Ramon Ramires Assunção et al. Devolução de mercadoria na logística: um estudo de caso com aplicação do ciclo PDCA em um centro de distribuição de bebidas em Imperatriz-MA. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 3, n. 5, p. e351445-e351445, 2022. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1445

Fernandes, Amaury. Fundamentos de Produção Gráfica Para Quem Não é Produtor Gráfico. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2003. 252 p.

Flor, A. S. Utilização do Controle Estatístico do Processo para o Monitoramento de Espessura em garrafa pet: Um estudo de caso. Revista Especialize On-line IPOG. Goiânia, n. 05, jul. 2013.

Lobo, Renato Nogueirol; SILVA, Damião Limeira da. Gestão da qualidade: diretrizes, ferramentas, métodos e normatização. São Paulo: Érica, 2014.

Mello, Daniel. Análise das condições competitivas da indústria de papel de embalagens do estado de Santa Catarina. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, 2000. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/82498/190743.pdf?Sequence=1&isallowed=y> Acesso em: 22 de março de 2018.

Mello, Carlos Henrique Pereira. Gestão da Qualidade. 2. Ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010. 176 p.

Oakland, John S. Gerenciamento da Qualidade Total (TQM). São Paulo: Nobel, 1994.

Oliveira, Otávio J. Gestão da qualidade: tópicos avançados. São Paulo: Thomson, 2020. 243 p.

Paladini et al, Edson P. Gestão da qualidade: teoria e prática. 3. Ed São Paulo: Atlas, 2012. 302 p.

Santos, Antonia Angélica Muniz dos, et al. Gestão da qualidade: conceito, princípio, método e ferramentas. Revista Científica INTERMEIO. Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará – FAECE / Faculdade de Fortaleza – FAFOR, 2013. Disponível em: <http://www.fafor.edu.br/pesquisa/arquivos/Artigo_GESTAO_DA_QUALIDADE.pdf> Acesso em: 13 abril 2018.

Seleme, Robson; STADLER, Humberto. Controle da Qualidade: As ferramentas essenciais. Curitiba: Intersaberes, 2012. 181 p.

SERVIÇO BRASILEIRO DE RESPOSTAS TÉCNICAS. Produção de Embalagem de Papel. Dossiê elaborado por:Noely T. Forlin Robert. Rio de Janeiro: REDETEC, 2008. Disponível em: http://www.respostatecnica.org.br. Acesso em: 15 março 2018.

Silva, Sara Pizzolo. Análise do indicador de qualidade do processo de pintura de uma empresa do ramo metalmecânico. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, 2017.

Slack, N. Et al. Gerenciamento de operações e de processos: princípios e práticas de impacto estratégico. Tradução de OLIVEIRA, S. De. Porto Alegre: Bookman, 2008. 552 p.

Shigunov Neto, Alexandre; Campos, Letícia Mirella Fischer. Introdução à Gestão da Qualidade e Produtividade: Conceitos, histórias e ferramentas. Curitiba: Intersaberes, 2016. 168 p.

Toledo, J.C.; Borras, M.A.A.; Mergulhão, R.C.; Mendes, G.H.S. Qualidade: gestão e métodos. Rio de Janeiro: LTC, 2014.

Downloads

Publicado

2024-04-18

Como Citar

Izidoro, G., Bristot, V. M., Guimarães, M. L. F., & Guimarães Filho, L. P. (2024). Análise de desperdício no processo de acoplagem de folhas de papel em uma empresa do ramo gráfico. Revista De Gestão E Secretariado, 15(4), e3647. https://doi.org/10.7769/gesec.v15i4.3647

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)