Evolução e desempenho da aplicação dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no estado do Pará no período de 2011 a 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v15i4.3630

Palavras-chave:

Agricultura Familiar, Alimentação Escolar, Segurança Alimentar

Resumo

A Lei nº 11. 947/09, que estabelece o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), trouxe importantes avanços, sobretudo no que se refere ao estímulo da produção familiar com o estabelecimento da exigência de no mínimo de 30% para aquisições de alimentos da agricultura familiar com recursos do programa. O estado do Pará tem uma significativa participação da agricultura familiar na produção do estado, representando 38,6% do valor da produção agropecuária e 85% dos estabelecimentos, segundo o Censo Agropecuário IBGE de 2017. O artigo tem como objetivo analisar o desempenho da aplicação dos recursos do PNAE nas mesorregiões paraenses no período de 2011 a 2019. Foi utilizada a abordagem qualitativa, com a utilização de método descritivo, e quantitativa, com o emprego de estatística descritiva e regressão simples para análise do número de alunos e escolas atendidos e os valores repassados por mesorregião e destinados para aquisição da agricultura familiar, a partir de informações obtidas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os resultados mostraram que houve redução do número de escolas e matrículas de escolas públicas, bem como estagnação dos valores repassados no período. As mesorregiões com maior PIB não necessariamente foram as que mais aplicaram os recursos do PNAE nas aquisições da agricultura familiar. Um resultado positivo foi o aumento dessas aquisições, levando ao alcance do percentual de 30% por todas as mesorregiões paraenses no último ano analisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amorim, A. L. B., Ribeiro Junior, J. R. S., & Bandoni, D. H. (2020). Programa Nacional de Alimentação Escolar: estratégias para enfrentar a insegurança alimentar durante e após a COVID-19. Revista de Administração Pública, v. 54, n. 4, p. 1134-1145. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-761220200349

BACEN. Banco Central do Brasil. Calculadora do Cidadão. (2023). Recuperado de https://www.bcb.gov.br/meubc/calculadoradocidadao

Bastos, R. C., Emmendoerfer, M. L., Bifano, A. C. S., & Loreto, M. D. S. (2019). Programa Nacional de Alimentação Escolar no contexto do federalismo: Sob a ótica do gestor educacional. Education Policy Analysis Archives, v. 27, n. 77, p. 77-77. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.27.4214

Brasil. Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006. (2006). Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN. Recuperado de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11346.htm

Brasil. Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. (2009). Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica; altera as Leis nos 10.880, de 9 de junho de 2004, 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, 11.507, de 20 de julho de 2007; revoga dispositivos da Medida Provisória no 2.178-36, de 24 de agosto de 2001, e a Lei no 8.913, de 12 de julho de 1994; e dá outras providências. Recuperado de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11947.htm

Brasil. (2013). Ministério da Saúde. 1° Reimp Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde Departamento de Atenção Básica, Secretaria de Atenção Primária à Saúde Departamento de Atenção Básica, Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Recuperado de https://www.saude.gov.br/bvs

Brasil. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Ministério da Educação - MEC. (2021). Recuperado de https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/pnae/historico

Brasil. Ministério de Minas e Energias. (2023). Recuperado de https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/energia-de-hidreletricas-e-considerada-uma-das-mais-seguras-e-limpas

Costa, G. A., Lima, J. T. D., Dos Santos, S. C. M. (2022). Os aspectos sociodemográficos de evasão e abandono escolar no ensino público do semiárido nordestino. Educação Por Escrito, v. 13, n. 1, p. e43544-e43544. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/43544 DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.43544

Dias, R., & Matos, F. C. (2012). Políticas Públicas: Princípios, Propósitos e Processos. E-book: Grupo GEN. Recuperado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522484478/

FAO. Food and Agriculture Organization of the United Nation. FAO no Brasil. (2021). Recuperado de https://www.fao.org/brasil/noticias/detail-events/pt/c/1397857/

Fernandes, B. Á. O. F., Martins, C. M., Fernandes, J. L. N., Silva, R. S. S., & Gomes, S. C. (2022). A relação entre os elementos da cocriação/DART e a certificação Fair Trade no contexto cooperativista. Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar, v. 8, n. 2, p. 74-108.

FNDE. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. (2023). PNAE. Recuperado de https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/pnae

Grisa, C., & Schneider, S. (2014). Três gerações de políticas públicas para a agricultura familiar e formas de interação entre sociedade e estado no Brasil. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 52, p. 125-146. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-20032014000600007

Gupta, C. B., & Guttman, I. (2016). Estatística e Probabilidade com Aplicações para Engenheiros e Cientistas. Rio de Janeiro: Grupo GEN. E-book. ISBN 9788521632931. Recuperado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521632931/

IBGE. Censo agropecuário 2017: resultados definitivos. (2017).Censo agropecuário, [S. l.], v. 8, p. 1–105. Recuperado de https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/3096/agro_2017_resultados_definitivos.pdf

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2019). Agência IBGE Notícias. Extrema pobreza atinge 13,5 milhões de pessoas e chega ao maior nível em 7 anos. Recuperado de https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/25882-extrema-pobreza-atinge-13-5-milhoes-de-pessoas-e-chega-ao-maior-nivel-em-7-anos

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2022a). Contas Nacionais. Recuperado de https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/contas-nacionais.html

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2022b). Cidades. Recuperado de https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/panorama

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2023). Estimativas da população. Recuperado de https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9103-estimativas-de-populacao.html?=&t=downloads

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (2020). Resumo Técnico: Censo da Educação Básica Estadual 2019. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Recuperado de https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_do_estado_do_para_censo_da_educacao_basica_2019.pdf

Jannuzzi, P. M. (2016). Monitoramento e avaliação de programas sociais: uma introdução aos conceitos e técnicas. 1st ed. Campinas- SP: Alínea.

Kroth, D. C., Geremia, D. S., & Mussio, B. R. (2020). Programa Nacional de Alimentação Escolar: uma política pública saudável. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 4065-4076. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-812320202510.31762018

Leão, M. (2013). O direito humano à alimentação adequada e o sistema nacional de segurança alimentar e nutricional. Brasília: Abrandh, v. 263.

Lira, T. M., & Chaves, M. P. S. R. (2016). Comunidades Ribeirinhas na Amazônia: organização sociocultural e política. Interações, v. 17, n. 1, p. 66-76. DOI: https://doi.org/10.20435/1518-70122016107

Maia, A. G. (2017). Econometria Conceitos e Aplicações. São Paulo: Saint Paul Publishing (Brazil). E-book. ISBN 9788580041286. Recuperado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788580041286/

MEC. Ministério da Educação. (2012). Programa de merenda escolar contribui para combate à fome. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/18152-programa-de-merenda-escolar-contribui-para-combate-a-fome

Moura, M. A., Arana, A. R. A., & Uliana, M. R. (2021). Políticas públicas de combate a fome no Brasil: o papel da agricultura familiar. Revista Campo-Território, v. 16, n. 41, p. 318–43. DOI: https://doi.org/10.14393/RCT164115

Neri, M. (2015). Motivos da evasão escolar, 2015. Recuperado de https://bibliotecadigital.abong.org.br/11465/1166

O’dwyer, E. C., Alice, M., Oliveira, C., & Pérez, D. Conflitos socioambientais , direitos territoriais e reprimarização da economia no Baixo Amazonas. [S. l.], p. 381–409, [s.d.]. Recuperado de https://www.academia.edu/47930708/Conflitos_socioambientais_direitos_territoriais_e_reprimarização_da_economia_no_Baixo_Amazonas

Oliveira, F. A. A., & Carvalho, F. A. F. (2021). O financiamento da alimentação escolar em tempo integral: o real em patos limpos. Educação, v. 46, n. 1, p. 1-25. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644448198

ONU Brasil. (2022). Relatório anual 2022. [s.l: s.n.] 2023. Recuperado de https://brasil.un.org/pt-br/228315-onu-brasil-lança-relatório-anual-2022

Pauli, R. I., Steidnorff, K., Oliveira, S. V., & Marinho, L. S. (2020). A operacionalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar nas escolas municipais de Santa Maria (RS). Redes, v. 25, n. 3, p. 1371–1395. DOI: https://doi.org/10.17058/redes.v25i3.11339

Peixinho, A. M. L. (201). A trajetória do Programa Nacional de Alimentação Escolar no período de 2003-2010: relato do gestor nacional. Ciência & Saúde Coletiva, v. 18, n. 4, p. 909–916. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232013000400002

PNUD. (2022). Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. PNUD. Recuperado de http://www.atlasbrasil.org.br/

Santos, M. A. S., & Rebello, F. K. (2012). Perfil socioeconômico e tecnológico dos pequenos produtores de Feijão-caupi do município de Primavera, Nordeste do Pará – Brasil. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 7, n. 5, p. 72–82.

Santos, V. M. (2017). A economia do Sudeste Paraense: Evidências das Transformações Estruturais. In: Neto, A. M., Castro, C. N., & Brandão, C. A. Desenvolvimento Regional no Brasil: Políticas Estratégias e Perspectivas. Brasília: IPEA.

Sarmento, C. M. B., Veiga, J. B., Rischkowsky, B., Kato, O. R., & Siegmund-Schultze, M. (2010). Caracterização e avaliação da pastagem do rebanho de agricultores familiares do Nordeste Paraense. Acta Amazonica,, v. 40, n. 3, p. 415–23. DOI: https://doi.org/10.1590/S0044-59672010000300002

Schwartzman, F., Mora, C. A. R., Bógus, C. M., & Villar, B. S. (2017). Antecedentes e elementos da vinculação do Programa de Alimentação Escolar do Brasil com a agricultura familiar. Cadernos de Saúde Pública, v. 33, n. 12, e00099816. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00099816

Sharpe, N. R., Veaux, R. D. D., & Velleman, P. F. (2011). Estatística aplicada. São Paulo: Grupo A. E-book. ISBN 9788577808656. Recuperado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788577808656/

Sousa, E. P., Lucena, M. A., Sousa, Y. E. L. (2021). Desempenho do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE nos estados do Nordeste brasileiro no período de 2011 a 2017. Revista de Economia do Nordeste, v. 52, n. 4, p. 85-103. DOI: https://doi.org/10.61673/ren.2021.1243

UNICEF. Fundo das Nações Unidas para a Infância. (2023). As múltiplas dimensões da pobreza: na infância e na adolescência no Brasil. Recuperado de https://www.unicef.org/brazil/relatorios/as-multiplas-dimensoes-da-pobreza-na-infancia-e-na-adolescencia-no-brasil

Verly-Junior, E., Oliveira, D. C. R. S., Pinto, R. L., Marques, E. S., Cunha, D. B., & Sarti, F. M. (2021). Feasibility in Meeting Nutrient Amounts of the National School Feeding Program and Its Relationship with the Menu Cost. Ciência e Saúde Coletiva, v. 26, n. 2, p. 749–756. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232021262.01012019

Villanueva, L. A. (1992). Estudio Introductorio. In: Villanueva, L. A. La hechura de las políticas.

Downloads

Publicado

2024-04-16

Como Citar

Martins, G. C. C., Santos, W. M. dos, Lopes, M. L. B., Filgueiras, G. C., Costa, N. L., Araújo, J. G. de, Loureiro, J. P. B. de, & Santos, M. A. S. dos. (2024). Evolução e desempenho da aplicação dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no estado do Pará no período de 2011 a 2019. Revista De Gestão E Secretariado, 15(4), e3630. https://doi.org/10.7769/gesec.v15i4.3630

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)