Processo de inteligência competitiva e desempenho financeiro de comercializadoras de commodities agrícolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v15i4.3608

Palavras-chave:

Inteligência Competitiva, Desempenho Organizacional, Commodities, Agronegócio, Agro Inteligência

Resumo

O comércio de commodities agrícolas é caracterizado por um mercado dinâmico e instável, influenciado por variáveis externas incontroláveis que impactam na formação de preços. Nesse cenário, as empresas do setor precisam ser capazes de processar informações complexas e voláteis para embasar decisões estratégicas e alcançar desempenhos superiores. A inteligência competitiva (IC) desempenha um papel fundamental ao transformar informações em insights valiosos, permitindo a tomada de decisões que agregam valor e conferem vantagem competitiva. O estudo realizado teve como objetivo analisar o processo de IC em empresas de commodities agrícolas, identificando estratégias, variações de desempenho financeiro, aspectos e fases da IC, e propondo ações para seu desenvolvimento. Os resultados revelaram que as empresas analisadas aplicam a IC em níveis razoáveis a avançados, sendo aquela com práticas mais desenvolvidas em disseminação e contra inteligência, planejamento, análise e disseminação, além de estrutura e processos superiores, a que obteve melhores resultados financeiros. O estudo reforçou a importância da IC para a competitividade organizacional, destacando seu papel na geração de inteligência útil e significativa que impulsiona a competitividade. Além disso, contribuiu ao unir teorias de avaliação de processos de IC em um contexto relevante para Mato Grosso e Brasil, tornando-a mais acessível aos gestores.

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Publicado

2024-04-05

Como Citar

Horbach, E. D., Gasparini, L. V. L., Melz, L. J., & Húngaro, O. A. de L. (2024). Processo de inteligência competitiva e desempenho financeiro de comercializadoras de commodities agrícolas. Revista De Gestão E Secretariado, 15(4), e3608. https://doi.org/10.7769/gesec.v15i4.3608