Relação entre suplementação de ferro no desenvolvimento cognitivo infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v15i3.3584

Palavras-chave:

Anemia, Sulfato Ferroso, Deficiência de Ferro, Micronutriente

Resumo

A deficiência de ferro em crianças, muitas vezes resultando em anemia ferropriva, é um problema de saúde significativo, especialmente em crianças pequenas (6-24 meses). A deficiência de ferro é multifatorial e possui sérias consequências, incluindo sintomas como fadiga, intolerância ao exercício, taquicardia e infecções frequentes, bem como impactos neurológicos e cognitivos, incluindo atraso na cognição. O presente estudo objetivou demonstrar a importância da suplementação com sulfato ferroso em crianças de 6 a 24 meses e sua relação com o desenvolvimento neurocognitivo, com base em dados coletados na cidade de Caçador/SC, no período de 2019 a 2023. A metodologia utilizada foi um modelo de natureza aplicada, combinando abordagens qualitativas e quantitativas com um objetivo exploratório e descritivo. Os dados foram coletados das principais farmácias do Sistema Único de Saúde através do programa do SUS da farmácia através do sistema IDS (Desenvolvimento de Software & Acesso) bem como por meio de pesquisa bibliográfica em bases de dados indexadas. Os resultados mostram uma correlação entre a entrega de sulfato ferroso e a quantidade de medicamentos entregues à população. Isso levanta preocupações sobre a conscientização e o acesso à suplementação com sulfato ferroso, bem como sobre a eficácia das políticas de saúde pública. Assim para mitigar os impactos da deficiência de ferro, é crucial aumentar a conscientização, melhorar o acesso aos serviços de saúde e garantir que as políticas públicas atendam às necessidades da população, especialmente crianças e grupos vulneráveis.

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Publicado

2024-03-20

Como Citar

Stringhini, V. M., Pinheiro, D. F., Beal, S. de B., Moro, A. C. L., Ogoshi, R. C. S., & Adami, E. R. (2024). Relação entre suplementação de ferro no desenvolvimento cognitivo infantil . Revista De Gestão E Secretariado, 15(3), e3584 . https://doi.org/10.7769/gesec.v15i3.3584