Sistema Eletrônico de Informações (SEI) como ferramenta para modernização da gestão documental na administração pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v15i1.3352

Palavras-chave:

Sistema Eletrônico de Informação, Gestão de Processo, Documentação Eletrônica

Resumo

Este estudo suscita uma análise aprofundada sobre a implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na esfera da administração pública federal, elucidando suas funcionalidades, objetivos e benefícios tanto do ponto de vista econômico quanto social. A pesquisa visa compreender as potencialidades inerentes ao SEI no que concerne à integração e interação entre a sociedade e as instituições, bem como entre as próprias instituições, destacando seu papel como ferramenta de modernização no contexto da administração pública federal. Adicionalmente, este estudo propõe uma reflexão sobre os potenciais riscos associados à transição da burocracia tradicional para a administração pública eletrônica. Considerando a complexidade desse processo de transição, são abordadas questões críticas relacionadas à segurança da informação, confiabilidade do sistema, e as possíveis resistências institucionais que podem surgir durante a implementação do SEI. Ao explorar esses aspectos, o trabalho busca fornecer uma visão abrangente e fundamentada sobre os desafios e oportunidades associados à adoção de práticas eletrônicas na administração pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARTIGO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES É IMPLANTADO. Disponível em <http://www.brasil.gov.br/governo/2015/03/sistema-eletronico-de-informacoes-e- implantado>. Acesso em 09, 14 e 15 de abril de 2017.

BRASIL. DECRETO Nº 8.539, DE 8 DE OUTUBRO DE 2015, PUBLICADO NO DOU DE 09 DE OUTUBRO DE 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Decreto/D8539.htm>. Acesso em 25 de março de 2017.

BRASIL. PROCESSO ELETRÔNICO NACIONAL. Disponível em <http://www.planejamento.gov.br/pensei>. Acesso em 09, 14 e 15 de abril de 2017.

BRASIL. Ministério da Integração. SEI. Disponível em <http://www.mi.gov.br>. Acesso em 15 e 16 de abril de 2017.

CARNEIRO, Margareth F. Santos. Gestão pública: o papel do planejamento estratégico, gerenciamento de portfólio, programas e projetos e dos escritórios de projetos na modernização da gestão pública. Rio de Janeiro: Brasport, 2010.

LAUDON, Kenneth C. Sistemas de informação gerenciais. 10.ª. Ed. Tradução Célia Taniwaki. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2022.

LIMA, Paulo Daniel Barreto. Excelência em gestão pública: a trajetória e a estratégia do gespública. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2013.

MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise interpretação de dados. 7ª ed. – 8.ª reimpr. São Paulo: Atlas, 2015.

PALUDO, Augustinho. Administração Pública. 10.ª. Ed. Rio de Janeiro: Elsevieir, 2022.

VIDIGAL, Luís. A face oculta da administração pública eletrônica: uma abordagem sócio técnica. MPOG. Comissão Europeia. Textos de referência em desburocratização do estado: (papel da informatização)/ MPOG. Secretaria de Gestão – Brasília: MP, 2007.

VIEIRA, Rejane Esther. Gestão da Informação e Sistemas de Informação na Administração Pública: Uma proposta de Planejamento de Sistemas de Informação (PSI) para o Centro de Apoio Criminal (CCR) do Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC). Florianópolis. Centro de Ciências da Administração e Sócio- Econômicas – ESAG – Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, 2009.

Downloads

Publicado

2024-01-17

Como Citar

Pedruzzi Junior, A., Souza, J. da S., & Pedruzzi, N. de L. I. (2024). Sistema Eletrônico de Informações (SEI) como ferramenta para modernização da gestão documental na administração pública. Revista De Gestão E Secretariado, 15(1), 309–319. https://doi.org/10.7769/gesec.v15i1.3352

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)