Logística verde na indústria de papel e celulose: estudo de caso no Uruguai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v14i11.3152

Palavras-chave:

Logística, Competitividade, Infraestrutura Portuária

Resumo

Este artigo analisa como mercados saturados procuram alternativas para a expansão de seus negócios maximizando ganhos financeiros, sendo a questão da infraestrutura logística favorável papel determinante na localização de uma fábrica de pasta de celulose da empresa transnacional finlandesa Botnia no Uruguai. A posição geopolítica privilegiada do país no cone sul, entre o Brasil e a Argentina, no caminho das principais rotas marítimas internacionais e no centro da rota Buenos Aires – São Paulo, também é evidenciada. A navegabilidade do rio Uruguai, localização estratégica dos portos uruguaios e a política nacional de incentivos financeiros, fiscais e aduaneiros, combinada com rotas de escoamento via rodovias, ferrovias e pela bacia do Prata, se mostram como vantagens competitivas importantes no processo de implantação fabril. A política de florestamento uruguaia e as áreas que gradativamente substituíram a pecuária pelo eucalipto, acumulando uma fonte importante de manutenção do fluxo de matérias primas para esta indústria em uma qualidade ainda maior que a encontrada no hemisfério norte, local do escoamento da produção da Botnia, são também analisadas como fatores fundamentais ao processo. No aspecto logístico da localização da fábrica em Fray Bentos está uma estratégia interessante com a utilização de transporte de baixo custo fluvial combinado com meios de armazenagem em balsas em movimento com uma rede de parceiros logísticos muito bem estruturada, culminando na eliminação da necessidade de um armazém para armazenamento de produção próxima da fábrica, elemento decisivo para a vantagem de custos na localização da empresa em território uruguaio. Este sistema pode ser considerado ecologicamente correto, uma “logística verde”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGÊNCIA EFE. Emce Vai Construir Fábrica de Celulose Sobre o Rio da Prata. Obtido em <http://noticias.terra.com.br/mundo> Acesso em 29/01/2011.

DOS SANTOS, J. R. Espaço Agrário e a Lógica Territorial da Empresa: Os Florestamentos Para Celulose e Papel no Rio Grande do Sul e Uruguai. Obtido em < http://www.ufsm.br/gpet/engrup/iiiengrup> Acesso em 10/02/2011.

DUARTE, R.G. Crise das Papeleras entre o Uruguai e a Argentina: Evolução Histórica e Consequências Econômicas. Trabalho de Conclusão do XI Curso de Especialização em Relações Internacionais, UNB – Universidade de Brasília, 2010.

FALEIROS, M. e PERECIN, L. Uruguai dá Boas-Vindas à Celulose. O Papel. Setembro de 2009. Obtido em <http://www.abtcp.org.br> Acesso em 05/02/2011.

FARINA, E. Investimento de Papeleira no Uruguai Beneficia Gaúchos. Jornal do Comércio, 28/12/2006. Obtido em <http://www.arweb.com.br/cassol/php/clipping. php> Acesso em 28/01/2011.

GOMEZ, V., GUTIERREZ, V. e SOSA, M. E. Marco de Referencia y Estudio de Factibilidad para Inversiones en Logística en el Puerto Libre de Puntas de Sayago. Trabajo Final, Contador Público. UDE – Universidad de la Empresa, Montevidéu, Uruguay, 2010.

KIM, W. C. e MAUBORGNE, R. Blue Ocean Strategy: How to create Uncontested Market Space and Make Competition Irrelevant. Harvard Business School Press, 2005.

OSIMANI, O. e PAOLINO, C. Estudio de Competitividad de Cadenas Agroindustriales: Cadena Florestal.Montevidéu, Septiembre 2004. Obtido em <http://www.anii.org.uy/buscador_cvuy/exportador> Acesso em 02/02/2011.

RANKI, J. Non Stop Pulp.Instituto de Ciencia e Investigación. Forest and Development – 74, Agosto 2009. Obtido em <http://www.ici.edu.uy/archivos/bosques> Acesso em 28/01/2011.

SAARELA, S. (Coord.). The First Year of Operation of the Botnia Fray Bentos Pulp Mill in Uruguay.Obtido em <http://www.celso-foelkel.com.br> Acesso em 18/02/2011.

SSC URUGUAY. AFE y Su Par Brasileña ya Iniciaron las Obras. Em Junio se Conectará Ferrocarril com Brasil. Obtido em Acesso em 28/01/2011.

ULTIMAS NOTICIAS. Piqueteiros Preparan Boicot Contra el Puerto de Botnia. 26/08/2007. Obtido em <http://coloniatotal.com.uy/conchilla> Acesso em 01/02/2011.

ZERO HORA. Vizinhos em Pé de Guerra. Edição de 19/03/2006. Obtido em <http://www.newslog.com.br/site/default.asp> Acesso em 29/01/2011.

Downloads

Publicado

2023-11-14

Como Citar

Kieling, A. C., Santana, G. P., de Oliveira, R. C., dos Santos, R. M. N., & Barboza, R. da S. (2023). Logística verde na indústria de papel e celulose: estudo de caso no Uruguai. Revista De Gestão E Secretariado, 14(11), 19774–19788. https://doi.org/10.7769/gesec.v14i11.3152