Marketing digital em pequenas empresas em uma cidade do interior
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v14i9.2561Palavras-chave:
Marketing digital, Plataformas digitais, Marketing estratégico, Pequenas empresas, Micro empresasResumo
O marketing digital é uma mudança no ambiente corporativo que trouxe novas dinâmicas, problemas, técnicas e ferramentas para as empresas. Entre estas mudanças, várias organizações buscam adaptar estratégias e técnicas de marketing para novas plataformas digitais. Enquanto há estudos que indicam como empresas de grande porte se comportam frente à estas mudanças, não se conhece muito a respeito de empresas de menor porte, que apresentam dinâmicas diferentes. Assim, esta pesquisa busca analisar como estas empresas percebem e agem no espaço digital através do marketing. Para alcançar esse objetivo, conduziu-se um estudo de método misto, sendo na primeira fase conduzido um estudo qualitativo, e na segunda fase um estudo quantitativo com gestores de empresas Os resultados demonstram que as mudanças na estratégia de marketing digital demanda adaptações e investimentos para produzir mudanças, e que após a mudança de estratégia é necessário acompanhamento e alinhamento com estratégias de marketing em outras áreas e plataformas, além disso os resultados do questionário com gestores de micro e pequenas empresas demonstraram que as empresas preferem aplicar recursos próprios para o marketing com ênfase em poucas plataformas e com intensões de expansão da presença digital também com recursos próprios.
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