Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo - ENASEC: Um Estudo Bibliométrico

Autores

  • Caroline Monteiro Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro
  • Katiane Crotti Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro
  • Carla Santos Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v7i3.482

Palavras-chave:

Secretariado Executivo. Enasec. Estudo bibliométrico.

Resumo

Considera-se o Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo - Enasec um evento bastante relevante ao Secretariado Executivo por permitir a discussão de temas da área secretarial, a partir do viés acadêmico promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC). Por isso, este estudo, de abordagem quantitativa, possui como objetivo geral: analisar bibliometricamente a produção científica dos autores nos anais do Enasec, categorizando-as por grupos de trabalho. E como objetivos específicos: identificar as áreas de concentração das produções científicas; verificar a evolução do número de publicações por grupo de trabalho; levantar o número de ocorrências dos termos relacionados à área secretarial; e levantar a reincidência de publicações por instituição nas produções científicas, dos trabalhos completos, nos anais do Enasec. Nesse contexto, tem como questionamento: quais as possibilidades de linha de pesquisa em secretariado executivo, com base nas produções científicas publicadas nos anais do Enasec nas quatro edições do evento? Concluiu-se que não é possível inferir sobre as linhas de pesquisas devido ao pequeno número de publicações existentes no evento. Ainda, verifica-se que, para que a área de secretariado se consolide como ciência, produções precisam ser estimuladas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Monteiro, Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro

Mestranda do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Administração pela Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro. Possui MBA em Gestão Empresarial pelo Centro de Ensino Superior de Maringá - Cesumar (2012). Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro (2009). Professora Colaboradora na Universidade Estadual do Centro Oeste -Unicentro, vinculada ao Departamento de Secretariado Executivo - DESEC. Tutora à distância no curso de Especialização em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). Integrante dos grupos de pesquisa: Gestão do Conhecimento nas Ciências Sociais Aplicadas (pesquisadora) e Gestão Escolar: Enfoques Interdisciplinares. Possui experiência na área administrativa, com foco em Secretariado Executivo: assessoria, atendimento a clientes, planejamento e organização de eventos, redação técnica e atividades de rotina administrativa e financeira.

Katiane Crotti, Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro

Mestranda do curso de Mestrado Profissional em Administração pela Universidade Estadual do Centro - Oeste - UNICENTRO. Bacharel em Secretariado Executivo (2008) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO em Guarapuava - PR. Especialização em Gestão Executiva e Assessoria Empresarial. Atuação como docente no curso de Secretariado Executivo da UNICENTRO desde abril de 2011. Atuação como Analista de Gestão de Pessoas Pleno na Ibema Cia Brasileira de Papel desde abril de 2010. Temas de interesse: assessoria executiva, ensino de secretariado, ecoinovação e inovação. 

Carla Santos, Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro

Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Cursando especialização em Docência no Ensino Superior - UNICESUMAR Experiência no setor privado na área de Assessoria e Secretariado, com ênfase em Assessoria Secretarial e Administrativa. Docente do Departamento de Secretariado Executivo na Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - Unicentro

Referências

Araújo, C. A. A. (2006). Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão. Porto Alegre, 12 (1), 11-32.

Arruda, A. S. (2013). A pesquisa científica como ferramenta de (re)construção do Secretariado Executivo. Anais do 3º Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo. João Pessoa.

Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (2010). ABPSEC Recuperado em 25 de junho, 2015, de http://www.abpsec.com.br/abpsec/index.php/i-enasec-apresentacao.

Bíscoli, F. R. V. (2012). A evolução do Secretariado Executivo: caminhos prováveis a partir dos avanços da pesquisa científica e dos embates teóricos e conceituais na área. In: Durante, D. G (org). (2012). Pesquisa em Secretariado: cenários, perspectivas e desafios. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo.

Bíscoli, F. R. V; & Cielo, I. D. (2004). Gestão organizacional e papel do secretário executivo. Revista Expectativa. Toledo: Edunioeste, 3,(3). 11-19.

Bíscoli, F. R. V. & Bilert, V. S. S. (2013). A evolução do Secretariado Executivo: caminhos prováveis a partir dos avanços da pesquisa científica e dos embates teóricos e conceituais na área. Revista Expectativa, 12(12).

Carrizo Sainero, G. (2000). Hacia un concepto de biblimetria. Revista de Investigación Iberoamericana em Ciencia de la Información y Documnetación, 1(2).

Cielo, I. D.; Schmidt, C. & Wenningkamp, K. R. (2014). Secretariado executivo no Brasil: quo vadis? Revista de Gestão e Secretariado - GeSec, 5(3), 49-70. DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v5i3.256

Cooper, D. R. & Schindler, P. S. (2011). Métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman.

Cordeiro, R. L. & Fávero, A. A. (2011). A pesquisa no Secretariado Executivo da UPF: limites e avanços. Anais do 2º Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo. Passo Fundo.

Durante, D. G. (2012). A evolução da profissão secretarial por meio da pesquisa. In: Durante, D. G (org). (2012). Pesquisa em secretariado: cenários, perspectivas e desafios. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo.

Durante, D. G.; Vaz, C. F. M.; Bertoletti, R.; Santos, M. E. M. & Chais, C. (2011). A atuação e ascensão profissional a partir da formação em Secretariado Executivo: levantamento com egressos da UPF. Anais do 2º Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo. Passo Fundo. DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v2i2.76

Enasec. I Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo, I, 2010, Toledo. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2010. Recuperado em 25 de junho, 2015 de http://< http://www.abpsec.com.br/abpsec/index.php/i-enasec-apresentacao>.

Enasec. IV Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo, IV, 2015, Londrina. Pesquisa Secretarial: construção de conhecimento e sociedade. Universidade Estadual de Londrina, 2015. Recuperado em 25 de junho, 2015 de http://.

Fávero, A. A. (2012). “Decifra-me ou te devoro”: pesquisa na sociedade do conhecimento. In: Durante, D. G (org). (2012). Pesquisa em Secretariado: cenários, perspectivas e desafios. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo.

Ferreira, A. G. C. (2010). Bibliometria na avaliação de periódicos científicos. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, 11(3).

Françoso, A. C.& Jonas, R. A. P. (2011). O profissional docente formado em Secretariado Executivo: a importância de sua atuação na graduação. Anais do 2º Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo. Passo Fundo.

Iizuka, E. S.& Almeida, W. A. G. (2014). Produção acadêmica em Secretariado: análise dos artigos da Revista de Gestão e Secretariado – GeSec e da Revista Secretariado Executivo em Revist@ entre 2005 e 2012. Revista de Gestão e Secretariado – GeSec, 5(3), 71-93. DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v5i3.273

Maçaneiro, M. B. (2012). A construção da identidade científica em Secretariado Executivo. In: Durante, D. G (org). (2012). Pesquisa em secretariado: cenários, perspectivas e desafios. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo.

Nonato Júnior, R. (2009). Epistemologia e teoria do conhecimento em Secretariado Executivo: Fundação das Ciências da Assessoria. Fortaleza: Expressão Gráfica.

Reis, A. K. G. (2011). Fatores de atratividade do curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Federal de Viçosa. Anais do 2º Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo. Passo Fundo.

Santos, M. E. & Moretto, C. F. (2011). O mercado de trabalho do secretário executivo no contexto da dinâmica produtiva e do emprego recentes no Brasil. Secretariado Executivo em Revist@, 7.

Silva, J. S. da; Barros, C. de M. P.& Barbosa, M. F. S. (2012). Fundamentação da gestão secretarial: um estudo bibliométrico. Revista de Gestão e Secretariado - GeSec, 3(2), 106-126. DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v3i2.114

Downloads

Publicado

2016-12-02

Como Citar

Monteiro, C., Crotti, K., & Santos, C. (2016). Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo - ENASEC: Um Estudo Bibliométrico. Revista De Gestão E Secretariado, 7(3), 123–149. https://doi.org/10.7769/gesec.v7i3.482

Edição

Seção

Artigos