Comunicação Intercultural e os Desafios do Profissional em Secretariado Executivo em Organizações Multinacionais
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v9i2.686Palavras-chave:
Interculturalidade, Formação Profissional, Secretariado Executivo.Resumo
O fenômeno da interculturalidade manifesta-se cada vez mais nas organizações multinacionais como resultado do estreitamento das fronteiras empresariais através de um contínuo processo de globalização que permite o acesso de diferentes países ao cenário corporativo nacional e vice-versa. Nesse cenário, diversos profissionais têm contato cotidiano com diferentes línguas e culturas e novos desafios são postos aos que transitam nesses contextos. Por esse motivo, o objetivo desta pesquisa é investigar quais são os desafios que os profissionais egressos do curso de Secretariado Executivo Trilíngue de uma Universidade Federal mineira encontraram nas organizações multinacionais em relação à comunicação intercultural em sua prática profissional diária. Para tanto, buscou-se analisar como a formação acadêmica colaborou para que um grupo de profissionais lidassem com encontros interculturais em seus respectivos locais de atuação. Trata-se de um estudo qualitativo, de cunho descritivo, que se utiliza de narrativas escritas sobre experiências de formação e atuação profissional em organizações multinacionais. Como resultado, os participantes mostraram que o conhecimento a respeito de ambientes multiculturais necessita ser mais bem compreendido, debatido e explorado para que os profissionais se tornem de fato mais capacitados para lidar com os trâmites próprios da carreira em organizações multinacionais.
Downloads
Referências
Carvalho, A. P. de & Grisson, D. (2002). Manual do Secretariado Executivo (5a ed.). São Paulo: D’Livros.
Carvalho, A. P. de (1998). Manual do Secretário Executivo. São Paulo: D`Livros Editora.
Cassell, C.; & Symon, G. (1994). Qualitative methods in organizational research. London: Sage Publications.
Clanet, C. (1993). L’interculturel. Introduction aux approches interculturelles en education et en sciences humaines. Toulouse: Presses Universitaires du Mirail.
Craide, A.; & Silva, F. B. (2012). A mobilidade e a gestão intercultural nas organizações. Rpca, Rio de Janeiro, vol. 6, n. 1, pp.105-123, jan./mar. Mensal.
Creswell, J. W. (1998). Qualitative inquiry and research design: Choosing among five traditions. Thousand Oaks, CA: Sage.
Damen, L. (1987). Culture learning: The fifth dimension in the language classroom. Reading (Massachusetts), Addison-Wesley Publishing Company.
Diehl, A. A. (2004). Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall.
Ferrari, M. A. (2015). Comunicação Intercultural: perspectivas, dilemas e desafios. In: Moura, C. P. de; & Ferrari, M. A. Comunicação, interculturalidade e organizações: faces e dimensões da contemporaneidade. Rio Grande do Sul: Edipucrs.
Freitas, M. E. de. (2008). O imperativo intercultural na vida e na gestão contemporânea. Revista Organizações & Sociedade. Salvador, vol. 15, n. 45, pp. 79-89, abr.-jun.
Gibbs, G. (2009). Análise dos dados qualitativos. Porto Alegre/RG: Editora Artmed, vol.1, pp.79-84.
Lincoln, Y. & Guba, E. (1985). Naturalistic inquiry. Newbury Park, CA: Sage.
Martinelli, D. P.; Ventura, C. A. A.; & Machado, J. R. (2004). Negociação internacional. São Paulo: Atlas.
Nonato Júnior, R. (2009). Epistemologia e teoria do conhecimento em secretariado executivo: a fundação das Ciências da Assessoria. Fortaleza: Expressão Gráfica.
Patton, M. Q. (1990). Qualitative evaluation and research methods (2a ed.). Newbury Park, CA: Sage.
Ramos, N. (2009). Diversidade cultural, educação e comunicação intercultural − políticas e estratégias de promoção do diálogo intercultural. Revista Educação em Questão. (Vol. 34, n. 20, pp. 9-32). Natal.
Sabino, R. F.; & Rocha, F. G. (2004). Secretariado: do escriba ao web writer (1a ed.). Rio de Janeiro: Brasport.
United Nation Education, Scientific and Cultural Organization (2001). Déclaration universelle sur la diversité culturelle. Paris: Unesco.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
• 1. The author(s) authorize the publication of the article in the journal.
• 2. The author(s) ensure that the contribution is original and unpublished and is not being evaluated in other journal(s).
• 3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts expressed in the texts because they are the sole responsibility of the author(s).
• 4. The publishers reserve the right to make adjustments and textual adaptation to the norms of APA.
• 5. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
• 6. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access) at http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html