Inserção social de estudantes universitários na promoção da educação ambiental: uma contribuição ao desenvolvimento sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v15i6.3335

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Comportamentos Pró-Ambientais, Metacontingência, Inserção Social, Análise do Comportamento Aplicada

Resumo

A inserção social promovida por universitários pode ser implementada por projetos que levem o conhecimento científico à comunidade em geral. Questões relativas à preservação ambiental têm recebido atenção dos analistas do comportamento, que desenvolvem estudos analisando as diferentes formas de intervir e descrevem intervenções culturais no âmbito experimental e aplicado. O presente capítulo descreve um projeto de extensão que estabeleceu contingências comportamentais entrelaçadas (CCEs) envolvendo professores e estudantes universitários, e usuários da Internet. O projeto, intitulado Clube da Caçamba - UEL, envolve a manutenção de redes de mídia social na Internet (Instagram e Facebook), em que são divulgadas regras de reciclagem e uma série de conteúdos relevantes para a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável. As CCEs recorrentes envolvendo os membros do projeto, o produto agregado (e.g., as postagens produzidas) e as consequências fornecidas pelos seguidores das redes de mídia social (como ambiente selecionador) permitem caracterizar o projeto como uma metacontingência. Essa análise viabilizou a identificação e descrição de uma tecnologia comportamental voltada para ações sociais e intervenções culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Agência Digital IMMA (2023). Tipos de posts do Instagram: Conheça os principais formatos e descubra qual dá mais engajamento no Instagram. https://www.agenciaimma.com.br/tipos-de-posts-do-instagram/#

Clube da Caçamba - UEL (2020). Home [Facebook page] Facebook. https://www.facebook.com/Clubedacacamba.uel

Clube da Caçamba - UEL (2020). Home [Instagram page] Instagram. https://www.instagram.com/clubedacacamba.uel/

Clube da Caçamba - UEL [@clubedacacamba.uel]. (2023, fevereiro 05). Você sabe o que é logística reversa? [Post carrossel]. Instagram. https://www.instagram.com/p/CoTWRyYNIk8/

Clube da Caçamba - UEL. (2023, fevereiro 05). Você sabe o que é logística reversa? [Post carrossel]. https://www.facebook.com/photo/?fbid=640922391368786&set=pcb.640922478035444

Dal Ben, R. D., Camargo, J. C., Figueira, G., & Melo, C. M. (2016). Análise do comportamento e sustentabilidade: Revisão dos artigos publicados no Behavior and Social Issues de 2005 a 2016. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 12, 86-94. http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v12i2.4401

de Almeida, V. F., Sabino, A. R., & Simão, M. O. D. A. R. (2020). Educação Ambiental como instrumento de efetividade para o Direito Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, 15(3), 197-216. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.13856

ECAM (2023). O que é a agenda 2030 e quais são seus objetivos? http://ecam.org.br/blog/o-que-e-a-agenda-2030 cff-e-quais-os-seus-objetivos/

Fleig, R., Nascimento, I. B., & Michaliszyn, M. S. (2021). Desenvolvimento sustentável e as instituições de ensino superior: Um desafio a cumprir. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 29(95). https://doi.org/10.14507/epaa.29.5640

Gelino, B. W., Erath, T. G., & Reed, D. D. (2021). Going green: A systematic review of proenvironmental empirical research in behavior analysis. Behavior and Social Issues, 30(1), 587–611. https://doi.org/10.1007/s42822-020-00043-x

Glenn, S. S. (1991). Contingencies and metacontingencies: Relations among behavioral, cultural and biological evolution. In P. A. Lamal (Ed.), Behavior Analysis of Societies and Cultural Practices (pp. 39-73). Hemisphere.

Glenn, S. S., Malott, M. E., Andery, M. A. P. A., Benvenuti, M., Hourmanfar, R. A., Sandaker, I., Todorov, J. C., Tourinho, E. Z., & Vasconcelos, L. A. (2016). Toward consistent terminology in a behaviorist approach to cultural analysis. Behavior and Social Issues, 25, 11-27. https://doi.org/10.5210/bsi.v25i0.6634

Haydu, J. F., & Haydu, V. B. (2021). Um guia para promover a sustentabilidade ambiental pela interação entre flores e beija-flores. Londrina: UEL. https://www.researchgate.net/publication/356786414_Um_guia_para_promover_a_sustentabilidade_pela_interacao_entre_flores_e_beija-flores

Haydu, V. B., Maia, N. N., & Celli, L. (2022). Resíduos sólidos urbanos: um guia sobre descarte e reciclagem. Universidade Estadual de Londrina. https://www.researchgate.net/publication/365049406_Residuos_solidos_urbanos_um_guia_sobre_descarte_e_reciclagem

Haydu, V. B., Maia, N. N., Santana, G. S. G., Celli, L., Barros, M. E. F., de Macedo, R. P., Guimarães, R. A., Castro, T. C., & Melo, C. M. de (2022). Tecnologias comportamentais: Entrelaçando contingências para a educação ambiental. In A. R. Fonseca Júnior & L. de F. Kirchner (Orgs.), Comportamento em Foco: análise do comportamento aplicada à saúde, educação e sociedade. (Vol. 14, pp. 100-108), ABPMC.

Haydu, V. B., Melo, C. M. de, Maia, N. N., Celli, L., Macedo, R. P., Freitas, M. C. de (submetido). Desenvolvimento sustentável e análise do comportamento: entrelaçamento de contingências comportamentais para a educação ambiental. Frizzo, K. (Org.), Teoria e Prática do Desenvolvimento Sustentável.

Haydu, V. B., Roque, B. S., & Celli, L. (2022). Pontos de entrega voluntária de resíduos: um guia para aumentar sua participação na logística reversa. Universidade Estadual de Londrina. https://www.researchgate.net/publication/366503732_Pontos_de_entrega_voluntaria_de_residuos_um_guia_para_aumentar_sua_participacao_na_logistica_reversa

Hirsh, J. L., Costello, M. S., & Fuqua, R. W. (2015). Analysis of delay discounting as a psychological measure of sustainable behavior. Behavior and Social Issues, 24, 187–202. https://doi.org/10.5210/bsi.v24i0.5906

Hunter, C. S. (2012). Analyzing behavioral and cultural selection contingencies. Revista Lationomericana de Psicología, 44(1), 43-54. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-05342012000100005&lng=en&nrm=iso

International Commission on the Futures of Education (2022). Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381115

Kaplan, A. M. (2018). Social media, definition and history. In R. Alhajj & J. Rokne (Eds.) Encyclopedia of Social Network Analysis and Mining (pp. 1825–1827). Springer.

Kemp, S. (2023). Digital 2023: Brazil. https://datareportal.com/reports/digital-2023-brazil?rq=DIGITAL%202023%3A%20BRAZIL

Lehman, P. K., & Geller, E. S. (2004). Behavior analysis and environmental protection: Accomplishments and potential for more. Behavior and Social Issues, 13, 12-32. https://doi.org/10.5210/bsi.v13i1.33

Maia, N. N. & Haydu, V. B. (n.d.). Como começou o Clube da Caçamba [Highlight]. Instagram. https://www.instagram.com/stories/highlights/17951030119523234/

Maia, N. N., Balan, R. N., Cianca, B. C., Pereira, M. P., & Haydu, V. B. (2021). A reciclagem dos resíduos sólidos da construção civil: Um guia simplificado. UEL. https://www.instagram.com/stories/highlights/17911303372733273/

Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (2010). Relatório de Avaliação 2007-2009: Trienal 2010 [Item V – Inserção Social, área da Psicologia, coordenação Tourinho, E. Z. & Bastos, A. V. B.]. http://trienal.capes.gov.br/wp-content/uploads/2010/12/PSICOLOGIA-RELAT%C3%93RIO-DA-AVALIA%C3%87%C3%83O-FINAL-dez10.pdf

Moreira, R. & Barreto, I. (2021). Observatório e oficinas de mídias: Ações de extensão na pandemia e o incentivo das mediações críticas no modelo digital. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, 8, 24–35. https://doi.org/10.21166/rext.v8i16.2067

United Nation - Department of Economic and Social Affairs Sustainable Development (2015). Transforming our world: The 2030 Agenda for Sustainable Development. https://sdgs.un.org/publications/transforming-our-world-2030-agenda-sustainable-development-17981

Downloads

Publicado

2024-06-05

Como Citar

Haydu, V. B., Freitas, M. C. de, Melo, C. M. de, Santos, D. de S., Ueda, G. O., Celli, L., & Ogata, M. Y. (2024). Inserção social de estudantes universitários na promoção da educação ambiental: uma contribuição ao desenvolvimento sustentável. Revista De Gestão E Secretariado, 15(6), e3335. https://doi.org/10.7769/gesec.v15i6.3335