Mensuração dos resultados obtidos com ações de responsabilidade sócio-ambiental: um novo componente na gestão de custos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v14i11.3168

Palavras-chave:

Custos, Responsabilidade Social, Sustentabilidade

Resumo

Ações de responsabilidade sócio-ambiental podem gerar ganhos econômicos para os promotores das mesmas, e se não forem devidamente apurados geram distorções no sistema de custeio das referidas ações. Com base nesta realidade este estudo teve como objetivo evidenciar a necessidade da apuração os resultados obtidos com projetos sócio-ambientais tanto ao nível dos beneficiários como para os promotores da ação, e seu impacto na gestão de custos. O método utilizado é o estudo de caso, que constou em avaliar os resultados do projeto desenvolvido por uma empresa distribuidora de energia elétrica. A pesquisa foi do tipo descritiva e quantitativa, pois, buscou-se através da aplicação de testes estatísticos dos dados dos clientes da empresa em análise, expor características a respeito do desempenho do consumo destes. O processo foi não probabilístico, pois partiu de um universo naturalmente restrito, já que os clientes escolhidos foram os que fazem parte do projeto de adequação de consumo da distribuidora. Os procedimentos metodológicos obedeceram três fases seqüenciais. A primeira fase consistiu na coleta de dados do sistema de comercialização, antes e depois da aplicação do projeto. A segunda fase referiu-se a organização dos dados e geração dos resultados comparativos entre os dois momentos analisados.  A terceira fase centrou na preparação de respostas às perguntas da investigação deste artigo. A conclusão do estudo permitiu afirmar que o projeto em questão apresentou ganhos econômicos que deveriam ser considerados como redutor dos custos das ações, evitando distorções no sistema de gestão de custos.

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Publicado

2023-11-17

Como Citar

de Araujo, E. T., de Araujo, P. R. L., Farias Filho, M. C., & Mendes, S. A. T. (2023). Mensuração dos resultados obtidos com ações de responsabilidade sócio-ambiental: um novo componente na gestão de custos. Revista De Gestão E Secretariado, 14(11), 20048–20061. https://doi.org/10.7769/gesec.v14i11.3168