A aplicabilidade metodológica do ensino do curso de ciências contábeis em uma instituição de ensino superior na cidade de Belém

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v14i11.3167

Palavras-chave:

O Ensino da Contabilidade, Metodologia Aplicada no Curso de Ciências Contábeis, Aplicabilidade do Ensino

Resumo

O estudo teve como objetivo identificar e analisar os métodos e técnicas de ensino utilizadas pelos professores do Curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior no município de Belém. Para isto, requer-se um processo educacional diferenciado daquele que estava acostumado a praticar. Hoje, o ensino-aprendizagem é idealizado, planejado e é indispensável que seja efetivado através do desenvolvimento das competências e habilidades de todos os envolvidos no processo: professores e alunos. O presente trabalho tem o um aspecto investigativo, no sentido de revelar as características e métodos de ensino aplicados no cotidiano da sala de aula do curso de Ciências Contábeis. Os dados foram levantados através de um questionário que foi respondido por dez professores. O resultado revelou que os métodos, recursos ou técnicas empregados pelos docentes em sala de aula, favorecem a não interação dos alunos no processo ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CORNACHIONE JR., Edgard B. Informática aplicada às áreas de contabilidade, administração e economia. 3º ed., São Paulo: Atlas, 2001.

CUNHA, Patrícia Vasconcelos Boavistada. Estratégias de ensino mais utilizadas pelos professores de graduação em Ciências Contábeis. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, nº 148, p. 67-83, 2004.

FACCI, Nilton. Proposta de metodologia de ensino para a disciplina Teoria da Contabilidade no curso de Bacharel em Ciências Contábeis. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, nº 155, p 69-81, 2005.

FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2º ed., Porto Alegre: Bookman, 2004.

GRUBITS, Sonia. NORIEGA, José Angel Vera. (Organizadores). Método qualitativo – epistemologia, complementariedade e campos de aplicação. São Paulo: Vetor, 2004.

LEVINE, David M.. BERENSON, Mark L.. STEPHSAN, David. Estatística: teoria e aplicações – usando Microsoft Excel em português. Tradução Teresa Cristina Padilha de Souza. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

MARION, josé Carlos. O ensino da contabilidade no Brasil. 2º ed., São Paulo: Atlas, 2001.

MEC – Ministério da Educação e do Desporto. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Ciências Contábeis. Disponível: www.mec.gov.br. Acesso em 12 de maio de 2006.

NOSSA, Valcemiro. Formação do corpo docente dos cursos de graduação em contabilidade no Brasil: Uma Análise Crítica. Caderno de Estudos, São Paulo, FIPECAFI, n° 21, 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-92511999000200005

OLIVEIRA, Antonio Benedito da S. Métodos e técnicas de pesquisa em contabilidade. São Paulo: Saraiva, 2003.

PASSOS, Ivan Carlin. MARTINS, Glberto de Andrade. Métodos de Sucesso no ensino da Contabilidade. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, nº 157, p 65-79, 2006.

PELEIAS, Ivam Ricardo. Didática do ensino da Contabilidade – aplicável a outros cursos superiores. São Paulo: Saraiva, 2006.

PRESTES, Maria Luci de Mesquita. A Pesquisa e a Construção do conhecimento científico: do planejamento aos textos, de escola à academia. 2º ed., São Paulo: Rêspel, 2003.

ROMANOWSKY, Luiz Roberto. BEUREN, Ilse Maria. Um estudo dos procedimentos metodológicos de ensino utilizados nos cursos de Ciências Contábeis. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, nº 137, p. 83-97, 2002.

RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 30º ed., Petrópolis: Vozes, 1986.

Sá, Antônio Lopes de. Bases das escolas européia e norte-americana, perante a cultura contábil e a proposta neopatrimonialista. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, n° 139, p. 45-61, 2003. DOI: https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v2n4p7-24

STRASSBURG, Udo. Avaliação do professor de Contabilidade – algumas considerações. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, nº 141, p. 91-97, 2003.

Downloads

Publicado

2023-11-17

Como Citar

de Araujo, E. T., de Araujo, P. R. L., Farias Filho, M. C., & Mendes, S. A. T. (2023). A aplicabilidade metodológica do ensino do curso de ciências contábeis em uma instituição de ensino superior na cidade de Belém. Revista De Gestão E Secretariado, 14(11), 20033–20047. https://doi.org/10.7769/gesec.v14i11.3167