Política pública de acesso ao ensino superior na percepção de beneficiários quilombolas em Serra do Evaristo, Baturité, Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v14i5.2170

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação Superior, Discentes Quilombolas, Serra do Evaristo

Resumo

Objetivou-se investigar a percepção dos beneficiários quilombolas, graduados/as e graduandos/as, da comunidade quilombola da Serra do Evaristo, Baturité, Ceará, sobre a política pública de acesso ao ensino superior. Estudo de caso descritivo-exploratório, qualiquantitativo, cumprindo as questões éticas exigidas. Os resultados encontrados indicam: satisfação com o curso escolhido; acolhimento pela comunidade acadêmica; aplicam os conhecimentos obtidos e as habilidades desenvolvidas na academia em suas atividades na comunidade; atribuem relevância ao ensino superior em termos de ascensão social, melhoria da renda e maior inserção no mercado de trabalho. Os sujeitos da pesquisa sugerem maiores ofertas de vagas para os quilombolas; nas produções científicas; nos grupos de pesquisa; nos projetos na área de saúde, formação na área ambiental e sobre o legado cultural afro-brasileiro e africano.

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Publicado

2023-05-18

Como Citar

Maluf, S. N., dos Santos, M. G. P., Xavier, A. R., Kanikadan, A. Y. S., Amorim, A. V., & Nascimento, A. A. S. (2023). Política pública de acesso ao ensino superior na percepção de beneficiários quilombolas em Serra do Evaristo, Baturité, Ceará. Revista De Gestão E Secretariado, 14(5), 7978–7998. https://doi.org/10.7769/gesec.v14i5.2170