O marketing na era digital: análise de dados no foco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v14i5.2126

Palavras-chave:

Marketing Digital, Dados, Análise de Dados

Resumo

O principal objetivo do marketing é transformar uma necessidade em um negócio lucrativo e para que isso seja possível é necessário que o foco seja na satisfação do cliente. Hoje, com o apoio dos meios digitais, entender as necessidades do consumidor tornou- se um trabalho menos árduo. Tudo o que fazemos nos meios digitais geram dados e, a partir destes, o profissional do marketing é capaz de entender seu consumidor e oferecer a solução para suprir sua necessidade. Porém é importante ressaltar que o levantamento dos dados é apenas o primeiro passo, é importante que estes sejam corretamente interpretados Este artigo disserta acerca dos desafios enfrentados pelos profissionais do marketing ao  transformar os dados em insights que resultem na saciedade da necessidade do consumidor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AVIS, M. C. Marketing digital baseado em dados: métricas e performance. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2021.

GIACOMETTI, H. B. Ferramentas do marketing: do tradicional ao digital. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2020.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

LIMA-CARDOSO, A.; SALVADOR, D. O.; SIMONIADES, R. Planejamento de marketing digital: como posicionar sua empresa em mídias sociais, blogs, aplicativos móveis e sites. 1. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2015.

LOPEZ, J. C. M.; TRUJILLO, M. L. Análisis de datos para el marketing digital emprendedor: Caso de estudio del Parque de Innovación Empresarial de Manizales. Revista Universidad y Empresa, v.22, n.38, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/empresa/a.7135> Acesso em: 02 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/empresa/a.7135

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: execução e análise. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

OPINION BOX, BUSCAR ID E MÉTRICAS BOSS. Panorama do Marketing por Dados 2022. Disponível em: https://materiais.opinionbox.com/panorama-marketing-por-dados-2022. Acesso em: 02 jun. 2022

OPINION BOX, SOCIAL MINER⏐ALL IN E BORNLOGIC. O perfil de consumo em 2022. Disponível em: https://materiais.allin.com.br/pesquisa-perfil-do-consumo-2022. Acesso em: 02 jun. 2022.

TELLES, A. Apontamentos sobre métricas em comunicação e marketing digital. In: CHAMUSCA, M.; CARVALHAL, M. (org.). Comunicação e marketing digitais: conceitos, práticas, métricas e inovações. 1. ed. Salvador: VNI, 2011. p. 84-93. Disponível em: <https://comunicacao.faccat.br/blog/sites/default/files/Comunica%C3%A7%C3%A3o%20e%20Marketing%20Digitais%20-%20Marcello%20Chamusca%20e%20Marcia%20Carvalhal.pdf> Acesso em: 02 jun. 2022.

Downloads

Publicado

2023-05-10

Como Citar

Fernandes, M. S. C., & Feitosa, W. R. (2023). O marketing na era digital: análise de dados no foco. Revista De Gestão E Secretariado, 14(5), 7367–7372. https://doi.org/10.7769/gesec.v14i5.2126