Boas práticas de gestão de projetos públicos: a projetização de uma unidade administrativa de uma Instituição Federal de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v14i5.2121Palavras-chave:
Gestão de Projetos, Fatores Críticos de Sucesso, Administração PúblicaResumo
A administração pública vem passando por mudanças para viabilizar serviços públicos com maior qualidade para a sociedade. Nesse contexto, a inserção da gestão de projetos em âmbito público é fundamental para garantir maior eficácia e eficiência à gestão pública. O objetivo desta pesquisa, baseado em levantamento bibliográfico e estudo de caso, é identificar na literatura o que são consideradas boas práticas, melhores práticas ou fatores críticos de sucesso no que se refere à gestão de projetos públicos. Além disso, o estudo também se dispõe a analisar atividades realizadas por uma unidade administrativa de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) para identificar quais dessas atividades podem ser entendidas como um projeto e assim sugerir, considerando o que foi observado na literatura, o que poderia ser implementado para melhorar o desempenho dessa unidade administrativa. A análise dos resultados revelou que as boas práticas identificadas na literatura poderiam ser aplicadas na unidade administrativa estudada para diminuir os gargalos identificados. Há evidente relação entre as dificuldades relatadas pelos servidores da IFES e as boas práticas elencadas na literatura. Assim, a implementação de tais práticas poderia resultar em maior eficácia e eficiência para a administração pública. Destaca-se entre os gargalos a falta de padronização, a falta de acompanhamento da execução e a dificuldade de comunicação. Já, entre as boas práticas, salienta-se o apoio da alta gestão; acompanhar, monitorar e controlar a execução do projeto; promover comunicação eficaz e eficiente; incentivar a inovação. Novas oportunidades de pesquisa são sugeridas.
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