Formando administradores: análise do percurso formativo à luz de projetos pedagógicos de cursos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v14i3.1854

Palavras-chave:

Administração, Educação Superior, Projetos Pedagógicos

Resumo

Este artigo surge da necessidade de se refletir sobre a formação de administradores, com foco em identificar o percurso formativo destes profissionais e a ênfase que é (vem sendo) dada nessa formação, à luz dos projetos pedagógicos dos cursos (PPCs). Nesse sentido, adotou-se uma abordagem qualitativa, com procedimento descritivo e, na coleta de dados, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental, sendo esta composta por 05 PPCs do curso de bacharelado em administração, um de cada região do país, conforme as universidades públicas federais definidas por sorteio. Observou-se que a formação do administrador ainda está focada na eficiência e na performance, no sentido de se alcançar resultados financeiros cada vez maiores, restringindo a formação deste profissional ao fator técnico. Apesar dessa predominância, percebeu-se que alguns PPCs fazem menção à necessidade do profissional ter uma visão global o que, possivelmente, pode abrir espaço para se pensar novas formas de organizar, de empreender.

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Publicado

2023-03-22

Como Citar

de Oliveira , H. do V., Borges, M. K., & Andion , C. (2023). Formando administradores: análise do percurso formativo à luz de projetos pedagógicos de cursos. Revista De Gestão E Secretariado, 14(3), 3859–3873. https://doi.org/10.7769/gesec.v14i3.1854