Formando administradores: análise do percurso formativo à luz de projetos pedagógicos de cursos
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v14i3.1854Palavras-chave:
Administração, Educação Superior, Projetos PedagógicosResumo
Este artigo surge da necessidade de se refletir sobre a formação de administradores, com foco em identificar o percurso formativo destes profissionais e a ênfase que é (vem sendo) dada nessa formação, à luz dos projetos pedagógicos dos cursos (PPCs). Nesse sentido, adotou-se uma abordagem qualitativa, com procedimento descritivo e, na coleta de dados, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental, sendo esta composta por 05 PPCs do curso de bacharelado em administração, um de cada região do país, conforme as universidades públicas federais definidas por sorteio. Observou-se que a formação do administrador ainda está focada na eficiência e na performance, no sentido de se alcançar resultados financeiros cada vez maiores, restringindo a formação deste profissional ao fator técnico. Apesar dessa predominância, percebeu-se que alguns PPCs fazem menção à necessidade do profissional ter uma visão global o que, possivelmente, pode abrir espaço para se pensar novas formas de organizar, de empreender.
Downloads
Referências
Brasil (1961). Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília – DF. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 22 jan. 2021.
Brasil (1968). Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Brasília – DF. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5540-28-novembro-1968-359201-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 22 jan. 2021.
Brasil (2005). Resolução nº 4, de 13 de julho de 2005. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado, e dá outras providências. Brasília – DF: Conselho Nacional de Educação (CNE) / Câmara de Educação Superior (CES). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces004_05.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2021.
Ciavatta, M (2006). O papel dos profissionais da educação enquanto formadores de cidadãos emancipados. Revista Trabalho Necessário, ano 4, n. 4, p. 1-11. DOI: https://doi.org/10.22409/tn.4i4.p4588
Coelho, FS (2008). Revisitando as Origens do Ensino de Graduação em Administração Pública no Brasil. In: Anais do Encontro de Administração Pública e Governança da ANPAD – EnAPG ANPAD, Salvador. DOI: https://doi.org/10.1590/S1679-39512008000500008
Fischer, T (2003). Alice através do espelho ou Macunaíma em Campus Papagalli? Mapeando Rotas de Ensino dos Estudos Organizacionais no Brasil. Revista Organizações e Sociedade. Salvador, v. 10, n. 28, ago./dez, p. 47-62. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-92302003000400004
Fischer, T (1984). Administração pública como área de conhecimento e ensino: a trajetória brasileira. Revista de Administração de Empresas. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, out./dez, p. 278-288. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901984000400038
Kerch, AL (2013). O desenvolvimento dos "talentos artísticos profissionais" de estudantes de Administração nas atividades de Empresas Juniores. 138 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Faculdade de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, 2013. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/77749/000897161.pdf?sequence>. Acesso em: 15 jan. 2021.
Kerch, AL (2016). A administração no Brasil: refletindo sobre cursos, currículos e formação do administrador. In: XVI Mostra de Iniciação Científica, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul. DOI: https://doi.org/10.18226/610001/MOSTRAXVI.2016.51
Kerch, AL; Antunes, EDD (2017). Formação de administradores no Brasil e educação para a cidadania: é possível pensar numa intersecção entre elas? In: XX Seminários em Administração (XX SemeAd), nov. 2017, São Paulo.
Masetto, MT (2003). Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus.
Nicolini, AM (2007). Aprender a Governar: a Aprendizagem de Funcionários para as Carreiras de Estado. 205 f.. Tese (Doutorado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007. Disponível em: <http://.anesp.org.br/userfiles/tese_alexandre_nicolini_06 ago07.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2021.
Nicolini, AM (2003). Qual será o futuro das fábricas de administradores? Revista de Administração de Empresas, vol. 43, n. 2, p. 44-54. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75902003000200003
Nogueira, AJFM; Bastos, FC (2012). Formação em Administração: o gap de competências entre alunos e professores. REGE, São Paulo-SP, v. 19, n. 2, p. 221-238, abr./jun.. DOI: https://doi.org/10.5700/rege460
Saraiva, LAS (2007). O Túnel no Fim da Luz: A Educação Superior em Administração no Brasil e a Questão da Emancipação. In: Anais do XXXI Encontro da Anpad – EnAnpad, Rio de Janeiro.
Silva, MR; Fischer, T (2008). Ensino de Administração: um estudo da trajetória curricular de cursos de graduação. In: Anais do XXXII Encontro da Anpad – EnAnpad, Rio de Janeiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
• 1. The author(s) authorize the publication of the article in the journal.
• 2. The author(s) ensure that the contribution is original and unpublished and is not being evaluated in other journal(s).
• 3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts expressed in the texts because they are the sole responsibility of the author(s).
• 4. The publishers reserve the right to make adjustments and textual adaptation to the norms of APA.
• 5. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
• 6. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access) at http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html