Inovação e desempenho nas PME Angolanas
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v14i1.1566Palavras-chave:
Inovação, Empreendedorismo, PME, AngolaResumo
O objetivo fundamental deste trabalho consiste na análise das contribuições da inovação no desempenho das pequenas e médias empresas (PME) na cidade de N’Dalatando (Angola).Recorremos a uma abordagem quantitativa, combinando análise documental com estatística, tendo os dados sido recolhidos através de um questionário administrado às empresas registadas no Instituto Nacional de Apoio as Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), da Província do Kwanza Norte, o qual foi construído a partir do Inquérito Comunitário à Inovação (CIS), adaptado à realidade angolana e à especificidade do presente estudo.As empresas analisadas operam sobretudo no mercado local, apresentam um baixo nível de internacionalização. Todas as empresas introduziram inovações de produto, processo, organizacional e marketing, sobretudo do tipo incremental, desenvolvidas em cooperação com outras instituições. Recomendamos que futuros estudos explorem a importância da economia digital e, consequentemente, dos serviços digitais para a diversificação da economia angolana.
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