Fortalecimento de marca empresarial por meio de práticas sustentáveis, marketing digital e tecnologia Blockchain

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v14i1.1550

Palavras-chave:

Açúcar Mascavo, Ethereum, Negócios Eletrônicos, Rastreabilidade

Resumo

A adoção de práticas sustentáveis pelas empresas, traz diferencial competitivo e fortalece a marca das organizações que adotam essas práticas, uma vez que a sociedade, sobretudo os consumidores, mas também, o governo, os investidores, os acionistas, os funcionários e os fornecedores, tem valorizado cada vez mais o papel exercido pelas empresas nas questões sociais e ambientais. Isto é resultado de uma sociedade cada vez mais preocupada com a preservação do meio ambiente e com a sustentabilidade, devido à ocorrência cada vez mais frequente de eventos extremos, como tempestades, furacões, inundações e secas. Consequentemente, valorizando as empresas que tem uma postura pró-ativa nas questões ambientais. Nesse sentido, informações sobre a qualidade dos produtos, processos produtivos sustentáveis e origem das matérias-primas utilizadas em sua produção podem agregar valor e auxiliar na abertura de mercados mais exigentes, que aceitam pagar mais por produtos ambientalmente corretos e socialmente justos. Sendo que a confiabilidade das informações apresentadas passa a ser fator primordial. A tecnologia blockchain apresenta-se como ótima solução no quesito integridade dos dados, principalmente pela sua característica de imutabilidade dos dados. Este trabalho descreve um sistema que utiliza tecnologia blockchain para armazenar de forma segura dados de qualidade, processos produtivos e rastreabilidade no intuito de agregar valor ao açúcar mascavo da Usina Granelli. Neste caso de uso, a disponibilização das informações é uma ferramenta de marketing digital para alavancar a venda do produto e fortelecer a marca Granelli.

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Publicado

2023-01-18

Como Citar

Yano, I. H. ., Castro, A. de ., Granelli, M. A. ., & Silva, F. C. da . (2023). Fortalecimento de marca empresarial por meio de práticas sustentáveis, marketing digital e tecnologia Blockchain. Revista De Gestão E Secretariado, 14(1), 802–819. https://doi.org/10.7769/gesec.v14i1.1550