Gestão de viagens: uma análise qualitativa da demanda pela criação de um manual para melhorar o desempenho do profissional de Secretariado, nesta atividade
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v14i1.1501Palavras-chave:
Secretariado, Manual, Gestão, Viagens, PolíticasResumo
O objetivo geral deste artigo foi verificar a demanda para propor aos futuros profissionais a elaboração de um manual sobre gestão de viagens que auxilie nas diversas necessidades de quem lida no cotidiano secretarial com a missão de enviar e receber viajantes de negócios. Nesse sentido, buscou-se esclarecer como atua um profissional de secretariado quando está no papel de um gestor de viagens, independente do cargo ocupado na organização. Destaca ainda o papel das políticas de viagens e com quais ferramentas é possível otimizar processos. Foi utilizada a pesquisa qualitativa com um levantamento bibliográfico, assim como uma abordagem analítica tanto quali quanto quantitativa das informações e opiniões dos respondentes sobre o tema pesquisado. Os resultados obtidos permitiram verificar que os entrevistados têm dúvidas de como executar a gestão de viagens, a maioria não teve contato com nenhum manual e gostariam de tê-lo. Conclui-se que, apesar de ser uma tarefa considerada importante na profissão, ainda há diversas dúvidas acerca de como gerir uma viagem, muitos não sabem como iniciar ou o que priorizar, eles necessitam de um manual que contemple tudo o que é preciso fazer e quais os passos a serem seguidos para ter sucesso.
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