O marketing de relacionamento com associados pessoa física em unidade de atendimento de uma cooperativa de crédito na região celeiro do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v13i3.1384Palavras-chave:
Marketing de Relacionamento, Cooperativa de Crédito, AssociadoResumo
O presente estudo avalia o relacionamento estabelecido entre o Sicredi - Unidade de Atendimento de Bom Progresso RS e seus associados pertencentes à carteira Pessoa Física, e apresenta um conjunto de proposições para a organização em estudo. A pesquisa classifica-se como exploratória, descritiva, bibliográfica, documental, estudo de campo e participante. A coleta de dados secundários foi realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental. Os dados primários foram coletados através da aplicação de um questionário baseado na Escala de Wilson e Vlosky (1997) para avaliação do relacionamento. A confiança e o comprometimento foram percebidos pelos associados como mais importante para o relacionamento. Em relação ao sexo, se pode perceber, de forma geral que as mulheres demonstram-se mais confiáveis e fieis à organização, porém não transformam estes fatores em negócios. Já os homens demonstram-se menos confiáveis no relacionamento, porém negociam mais produtos e serviços com a organização. Referente ao tempo de associação, quanto menor tempo de relacionamento maior é a satisfação dos associados. Os resultados obtidos demonstram que existe um apropriado relacionamento entre organização e seus associados.
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