Aprendizagem organizacional no contexto das bibliotecas: mapeamento da literatura internacional
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v13i3.1339Palavras-chave:
Aprendizagem Organizacional, Organizações de Aprendizagem, Biblioteca., ProKnow-CResumo
O objetivo deste artigo é evidenciar, a partir da análise de um fragmento da literatura internacional, as características (objetivos, resultados e limitações) das publicações do tema Aprendizagem Organizacional (AO) e seu uso no contexto das bibliotecas. O estudo é teórico, de caráter exploratório e descritivo, com abordagem quali-quantitativa, realizado com a utilização do instrumento de intervenção Knowledge Development Process-Constructivist - ProKnow-C. Houve a seleção de 16 artigos formando o Portfólio Bibliográfico (PB) final e, após análise bibliométrica e caracterização dos artigos, apresentam-se alguns dos resultados: (I) o PB caracterizou-se por ser cientificamente relevante; sendo dois dos principais motivos: a identificação de autores pertinentes à área e publicações em periódicos de alto fator de impacto; (II) o PB apresentou autores engajados com a temática que, por meio da parceria em pesquisas e a referenciação de autores do PB na construção dos artigos, isso pôde ser confirmado; e (III) com a inexistência de publicações do tema nos anos de 2020 e 2021 e de apenas um artigo em 2019; surge a possibilidade para futuras investigações. Por fim, acredita-se que o PB formado contribuirá como fonte de informação para gestores, líderes e colaboradores das bibliotecas, permitindo a interação com os conceitos e práticas referentes ao tema, bem como a verificação de usabilidade em seus contextos.
Downloads
Referências
Abdullah, K. A. S., & Kassim, N. A. (2008). Perceptions of organizational learning practices among Yemeni university librarians. Malaysian Journal of Library & Information Science, 13(1), 77-90.
Almeida, M. de S. (2011). Elaboração de projeto, TCC, dissertação e tese: uma abordagem simples, prática e objetiva. São Paulo: Atlas.
Argyris, C., & Schön, D. A. (1978). Organizational learning: a theory of action perspective. Massachusetts: Addison-Wesley.
Carvalho, W. S. M. de. (1998). Reflexões ergonômicas sobre o trabalho do bibliotecário em bibliotecas / unidades de informação. Rev. ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, 3(3).
Castiglione, J. (2008). Facilitating employee creativity in the library environment: an important managerial concern for library administrators. Library Management, 29(3), 159-172. DOI: https://doi.org/10.1108/01435120810855296
Castiglione, J. (2006). Organizational learning and transformational leadership in the library environment. Library Management, 27(4/5), 289-299. DOI: https://doi.org/10.1108/01435120610668223
Chaves, L. C., Ensslin, L., Lima, M. V. A., & Ensslin, S. R. (2017). Avaliação de desempenho organizacional e gestão de processos: mapeamento do tema. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 101-139. DOI: https://doi.org/10.19177/reen.v10e12017101-139
Chen, K. (2006). Library evaluation and organizational learning: a questionnaire study. Journal of Librarianship and Information Science, v. 38, n. 2, p. 93-104. DOI: https://doi.org/10.1177/0961000606063891
Chen, K., & Lin, P. (2008). Organizational learning in the evaluation procedures: a qualitative study. College & Research Libraries, v. 69, n. 1. DOI: https://doi.org/10.5860/crl.69.1.36
Dalf, R. L., & Weick, K. E. (1984). Toward a model of organizations as interpretation systems. Academy of Management Review, v. 9, n. 2, p. 284-295. DOI: https://doi.org/10.5465/amr.1984.4277657
Daneshgar, F., & Papirokh, M. (2007). A knowledge schema for organisational learning in academic libraries. Management Research & Practice, v. 5, p. 22-33. DOI: https://doi.org/10.1057/palgrave.kmrp.8500127
Ensslin, L., Ensslin, S. R., & Pinto, H. M. (2013). Processo de investigação e análise bibliométrica: avaliação da qualidade dos serviços bancários. Rev. de Administração Contemporânea, v. 17, n. 3, p. 325-349. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552013000300005
Ensslin, L., Mussi, C. C., Chaves, L. C., & Demetrio, S. N. (2015). It is outsourcing management: the state of the art recognition by a constructivist research process and bibliometrics. Systems and Technology Management (JISTEM), v.12, n.2, p.3-28.
Evener, J. (2019). Organizational learning in libraries at for-profit colleges and universities: a mixed-methods analysis. Journal of Library Administration, v. 59, n. 3, p. 258-281. DOI: https://doi.org/10.1080/01930826.2019.1583016
Figueroa, L. A., & González, A. B. (2006). Management of, knowledge, information and organizational learning in university libraries. Libri, v. 56, p. 180-190. DOI: https://doi.org/10.1515/LIBR.2006.180
Fiol, C. M., & Lyles, M. A. (1985). Organizational learning. Academy of Management Review, v. 10, n. 4, p. 803-813. DOI: https://doi.org/10.5465/amr.1985.4279103
Fowler, R. K. (1998). The university library as learning organization for innovation: an exploratory study. College & Research Libraries, v. 59, n. 3. DOI: https://doi.org/10.5860/crl.59.3.220
Fujita, M. S. P. (2005). Aspectos evolutivos das bibliotecas universitárias em ambiente digital na perspectiva da rede de bibliotecas da UNESP. Inf. & Soc., v. 15, n. 2, p. 97-112.
Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.
Hallam, G., Hiskens, A., & Ong, R. (2014). Conceptualising the learning organisation: creating a maturity framework to develop a shared understanding of the library’s role in literacy and learning. The Australian Library Journal, v. 63, n. 2, p. 78-93. DOI: https://doi.org/10.1080/00049670.2014.898235
Kassim, N. A., & Nor, A. M. (2007). Team learning in a learning organization: the practices of team learning among university librarians in Malaysia. Malaysian Journal of Library & Information Science, v. 12, n. 1, p. 55-64.
Lacerda, R. T. O., Ensslin, L., & Ensslin, S. R. (2011). Contribuições à gestão estratégica de organizações quando analisados na visão de seu desempenho. Gestão Organizacional, v. 2, n. 9, p. 327-528.
Levitt, B., & March, J. G. (1988). Organizational learning. Annual Review of Sociology, v. 14, p. 319-340. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev.so.14.080188.001535
Loo, J. L, & Dupuis, E. A. (2015). Organizational learning for library enhancements: a collaborative, research-driven analysis of academic department needs. College & Research Libraries, v. 76, n. 5. DOI: https://doi.org/10.5860/crl.76.5.671
Reis, M. B. (2008). Biblioteca universitária e a disseminação da informação. 2008. 260f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/7932/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20completissima.pdf.
Roesch, S. M. A. (2013). Projetos de estágio e de pesquisa em Administração. 3. ed. São Paulo: Atlas.
Severino, A. J. (2007). Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez. DOI: https://doi.org/10.36311/2007.978-85-249-1311-2
Severino, A. V., Unglaub, T. R. da R., & Ardigo, J. D. (2019). Bibliotecas escolares e comunitárias na rede municipal de ensino de Florianópolis: desafios para o desenvolvimento do acervo. RDBCI, v. 17. DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v17i0.8655533
Shoid, M. S. M., & Kassim, N. A. (2014). Exploring the effect of organizational learning copabilities (OLC) on knowledge performance. Word Applied Sciences Journal, v. 29, n. 12, p. 1544-1549.
Shoid, M. S. M., & Kassim, N. A. (2012). Organizational culture and teamwork cooperation as determinants of organizational learning capabilities (OLC) in academic library. IEEE Xplore. DOI: https://doi.org/10.1109/ISBEIA.2012.6422885
Sinclair, N. T. (2017). Building a learning organization in a public library. Journal of Library Administration, v. 57, p. 683-700. DOI: https://doi.org/10.1080/01930826.2017.1291183
Targino, M. das G. (2000). Quem é o profissional da informação? Transinformação, v. 12, n. 2, p. 61-69. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-37862000000200005
Tasca, J. E., Ensslin, L., Ensslin, S. R., & Alves, M. B. M. (2010). An approach for selecting a theoretical framework for the evaluation of training programs. Journal of European Industrial Training, v. 34, n. 7, p. 631-655. DOI: https://doi.org/10.1108/03090591011070761
Yu, T., & Chen, C. (2015). The relationship of learning culture, learning method, and organizational performance in the university and college libraries in Taiwan. Libri, v. 65, n. 1, p. 1-14. DOI: https://doi.org/10.1515/libri-2014-1032
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Edinei Antonio Moreno, Leonardo Ensslin, Jacir Leonir Casagrande , Ademar Dutra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
• 1. The author(s) authorize the publication of the article in the journal.
• 2. The author(s) ensure that the contribution is original and unpublished and is not being evaluated in other journal(s).
• 3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts expressed in the texts because they are the sole responsibility of the author(s).
• 4. The publishers reserve the right to make adjustments and textual adaptation to the norms of APA.
• 5. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
• 6. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access) at http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html